Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O governo do Estado criou mais uma superintendência. Trata-se agora da Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), vinculada à pasta do Planejamento comandada por Guto Silva, que será ocupada por Cássio Santana da Silva — amigo pessoal do governador Ratinho Junior. O executivo ocupava há cerca de três meses a diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Copel — e foi um dos condutores do processo de privatização da empresa.
O Diário Oficial divulgado na segunda-feira (11) traz não só a criação da Supen como também a nomeação do titular. Mas com prazo de vigência: até 31 de dezembro de 2026 — último dia da gestão do governador Ratinho Junior.
A superintendência tem competência, dentre outras, o “desenvolvimento de estratégias em energia de acordo com as diretrizes do Governo, identificando áreas prioritárias para investimento que possam impulsionar o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado” e ainda a “promoção de ações integradas voltadas à transição energética, com foco na atração de investimentos em projetos de eficiência energética, de geração de energia a partir de fontes renováveis”.
Caberá ainda a Cássio Santana da Silva elaborar o Plano Energético do Estado, bem como coordenar e acompanhar a execução de programas, projetos e ações que “objetivem a consolidação e implementação de alternativas energéticas, com foco no desenvolvimento sustentável, em articulação com os órgãos estaduais competentes”.
Desde já, o superintendente esta autorizado a criar grupos de trabalho para o desenvolvimento de estudos e levantamento de dados com o suporte técnico, administrativo e financeiro da Secretaria de Planejamento. A priori, a Supen não conta com estrutura de servidores, comissionados nem efetivos, mas a cessão de funcionários poderá ser determinada pela Casa Civil.