X

Escritório de advogado é metralhado em Curitiba e mobiliza forças policiais do Paraná; vídeo

Por Carol Nery, atualizado às 16h38

O escritório do advogado criminalista Claudio Dalledone, no bairro São Francisco, em Curitiba, foi alvo de tiros na madrugada desta quarta-feira (30). O suposto atentado aconteceu por volta das 2h da madrugada. Câmeras de segurança do imóvel registraram a ação. Como mostram as imagens, um veículo Sandero de cor branca dois homens descem do veículo às 2h03, um de jaqueta branca e outro de camiseta vermelha. Ninguém ficou ferido.

Escritório do advogado Claudio Dalledone foi alvo de tiros na madrugada (Foto: Reprodução)

 

Em menos de 30 segundos, os atiradores se dirigem até a frente do escritório, abrem fogo e retornam para o veículo, deixando o local. Poucos minutos depois, às 2h15, passa viatura uma viatura da Polícia Militar, reduz e a velocidade e vai embora.

Dalledone vê a ação como um ato de intimidação.

“Um atentado contra meu escritório, contra a advocacia, contra toda equipe de advogados que lá está. É uma intimidação contra o exercício profissional. Nós já temos algumas linhas de identificação. O carro já está identificado, pessoas já estão sendo identificadas”, disse o criminalista esta manhã.

 

 

A Comissão de Prerrogativas da OAB do Paraná já está debruçada sobre o caso, assim como forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu investigação, com apoio de equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), bem como setor de inteligência da Polícia Militar e da Polícia Civil. Além disso, uma equipe da Polícia Científica realiza perícia no local.

Há informações ainda não oficiais de que o veículo usado teria sido localizado e que as autoridades verificam se é o Sandero registrado nas imagens da câmera de segurança ou se o veículo usado na ação seria um clone deste.

Uma viatura da PM passou pelo local poucos minutos depois da ação (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Dalledone acredita que a mobilização deve surtir resultados em poucas horas.

“Não vamos nos intimidar, sob hipótese alguma. No máximo em 48 horas, esses indivíduos estarão presos e os mandantes desse atentado contra a advocacia vai se revelado. Vamos atrás. Não vou recuar e chegaremos a quem mandou e a quem atirou. É uma questão de horas”, declarou.

OAB se manifesta sobre atentado

Manifestamos publicamente o mais veemente repúdio ao atentado a tiros praticado na madrugada desta quarta-feira, 30 de outubro, contra o escritório Dalledone & Advogados Associados.

Por volta das 2 horas, criminosos armados estacionaram um veículo em frente ao escritório, desembarcaram munidos de metralhadoras, abriram fogo e em seguida fugiram. As câmeras de segurança do escritório registraram a ação e dados do veículo estão sendo levantados a partir da placa.

A Diretoria da OAB Paraná e o sistema de Prerrogativas estão acompanhando o caso desde que dele tomaram conhecimento, ainda de madrugada. Em contato com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Cel. Hudson Teixeira, a seccional pediu prioridade e celeridade na apuração do ataque, bem como colheu a informação de que a polícia do Paraná está desde cedo trabalhando para a solução do caso.

O ataque é gravíssimo pela natureza criminosa e pela tentativa de intimidação ao exercício da advocacia, que fere o Estado de Direito e as liberdades garantidas pela Constituição.

A defesa dos direitos humanos e da democracia, bem como a segurança e a integridade dos advogados é prioridade para a OAB Paraná.

Enquanto acompanhamos as investigações, nos solidarizamos com os colegas atacados e reafirmamos uma vez mais que a advocacia é atividade essencial para a sociedade, estando a OABPR à disposição para prestar todo o apoio necessário.

Diretoria da OAB Paraná

Redação Redação:

Este website utiliza cookies