Escanteado pelo União nacional, Armandinho leva melhor contra petista em Cruzeiro do Oeste

Por Carol Nery

Foi uma verdadeira força-tarefa, uma miscelânea de lideranças políticas até então rivais, para colocar de pé a candidatura de Rosária Nascimento (PT), para a prefeitura de Cruzeiro do Oeste, mas, apesar de todo o esforço político, ela acabou ficando em segundo lugar na preferência dos eleitores da cidade, com 35,25% dos votos válidos (4.258). O oponente Armandinho (União) levou a melhor e foi eleito prefeito da cidade com 56,49% dos votos válidos (6.824), mesmo tendo sido escanteado pela própria Executiva Nacional do partido, que declarou apoio à candidata derrotada.

O recado do presidente nacional do União, Antonio Rueda, foi dado em público pelo ministro do Turismo, Celso Sabino (União), quando esteve presente em um evento pela candidatura de Rosária na cidade, em setembro. Ou seja, ao invés de apoiar a candidatura do próprio partido, o União Brasil optou por caminhar com a petista — decisão que agora se mostra completamente equivocada. É bem verdade que esta decisão partiu do diretório nacional, já que o União Brasil do Paraná apostava, contra tudo e contra todos, em Armandinho.

Escanteado pelo União nacional, Armandinho leva melhor contra petista Cruzeiro do Oeste
Armandinho e Nádya Massé (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

A campanha da petista ficou marcada por uma situação curiosa. Com uma chapa formada por nada menos do que 12 partidos, Rosária e seu vice, Ricardo Brandani (PSB), conseguiram reunir em um mesmo palanque o ministro Celso Sabino, o deputado estadual Do Carmo (União), a atual prefeita Helena Bertoco (DEM), e até o secretário de Turismo do governador Ratinho Junior, deputado estadual Márcio Nunes (PSD), no mesmo palanque. Isso tudo sob a batuta do deputado federal Zeca Dirceu (PT) que conseguiu colocar o União Brasil e o PSD do governador Ratinho, ou parte dele, no palanque do PT.

Se Rosária lamentou a derrota, o que dizer do filho de José Dirceu — que tem na cidade seu curral eleitoral. Além dos candidatos, ninguém sentiu mais a derrota do que Zeca Dirceu.

Rosária era única candidata do União Brasil, disse ministro do Turismo

Na ocasião da visita do ministro do presidente Lula, Sabino declarou que, por orientação do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, Rosária era a “única candidata do União Brasil em Cruzeiro do Oeste” — mesmo sem o União fazer parte da chapa da candidata, que contou com FE Brasil (PT/PCdoB/PV), MDB, PP, PSB, Federação Psol/Rese, Podemos, PSD, Federação PSDB/Cidadania.

Rosária também recebeu isoladamente, como exibiu por meio das redes sociais, o apoio oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, além do próprio governador Ratinho Junior.

Escanteado pelo União nacional, Armandinho leva melhor contra petista em Cruzeiro do Oeste
A candidata a prefeita Rosária Nascimento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário de estado do Turismo, Márcio Nunes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

A maioria dos eleitores de Cruzeiro do Oeste, no entanto, não estava nem aí para esta “salada mista” e o barulho que fizeram. Armandinho teve 2.566 votos a mais do que Rosária. O candidato contou com o apoio secretário de estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda (União). O aliado foi até Cruzeiro do Oeste participar da campanha de Armandinho.

A Executiva nacional largou a mão de Armandinho, mas a estadual, não. No Paraná, partido e Armandinho mantiveram o namoro, com total apoio do presidente estadual do União deputado federal Felipe Francischini. Da mesma forma, ele contou com a deputada estadual Flávia Francischini e do Delegado Fernando Francischini. Além deles, declaram apoio a Armandinho o o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) e os deputados estaduais Soldado Adriano José (PP) e Gugu Bueno (PSD). Além disso, tem como aliado o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente eleito da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Armandinho e Rosária reagem nas redes sociais

Armandinho e a vice, Nádya Massé, foram para os braços do povo de Cruzeiro do Oeste e saíram em carreata pelas ruas. Eles também foram até as redes sociais para agradecer aos eleitores pela vitória nas urnas.

“É com o coração transbordando de gratidão que agradecemos a cada um de vocês, por confiarem em nós! Eu e Nádya agora assumimos o compromisso de trabalhar incansavelmente por nossa cidade, honrando cada voto, cada apoio. Juntos, faremos de Cruzeiro do Oeste um lugar ainda melhor para nossas famílias. Vamos em frente, com humildade e muita vontade de transformar sonhos em realidade. Obrigado por acreditarem e estarem ao nosso lado nessa jornada!”, declarou Armandinho em um vídeo.

Da mesma forma, Rosária deixou seu agradecimento aos eleitores pelos pouco mais de 4 mil votos. “Amigos, obrigado por todo esforço, todos foram importante na conquista desses 4.258 votos, temos que honrar essas pessoas que acreditaram no nosso projeto. Serei eternamente grata a todos vocês e ao meu amigo”, escreveu.

Compartilhe nas redes