Empresa identifica responsável pelo envio de SMS pró-Bolsonaro

Luan Ferreira Pereira Fernandes. Esta teria sido a pessoa responsável por disparar mensagens SMS utilizando a base de dados de usuários do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), ferramenta de comunicação do governo do Paraná.

O texto encaminhado era de apoio ao presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e continha ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A identificação foi feita pela empresa Algar Telecom — uma terceirizada contratada que tem contrato com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná). A Algar encaminhou as informações sobre os achados à empresa paranaense.

Diz o ofício da Algar que no dia 21 de setembro, às 23h09, realizou a troca da senha de um usuário da Celepar. A partir daí, às 23h27, ele criou “um centro de custo” identificado como “presidente Bolsonaro mais ma vez”. E que na madrugada do dia 24 de setembro, às 0h41, foi realizado o último disparo de mensagens por Luan Ferreira Pereira Fernandes.

Tanto a Celepar quanto a Algar Telecom já prestaram informações sobre os disparos de SMS ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foram provocadas para apurar o envio ilegal de mensagens.

 

Compartilhe nas redes