Quase 10 empresas que fornecem produtos para a Sanepar são alvos de uma operação deflagrada desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (11) em Curitiba e região metropolitana. A ação policial foi batizada como “Operação Conexão”.
De acordo com as primeiras informações, obtidas pelo Blog Politicamente, os policiais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão. Os alvos são empresas e residências das pessoas investigadas.
A investigação foi conduzida pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil do Paraná. Os investigados são suspeitos dos crimes de associação criminosa, fraude à licitação e de adulteração e entrega de uma mercadoria por outra em contratos firmados com a Sanepar. Além de Curitiba, a operação acontece em Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais.
A polícia teria indícios de que pessoas de uma mesma família façam parte de uma associação criminosa que constituía diversas empresas para participar processos licitatórios da Sanepar — fraudando assim a competitividade do certame.
A Sanepar chegou a aplicar sanções administrativas à empresa, como a suspensão temporária de participar de licitações públicas e o impedimento de contratar com a administração pública. Mas, para driblar as penalidades, os investigados abriam novas empresas para disputar novos certames.