Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Está nas mãos da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, a ação de Cesar Silvestri Filho (PSDB) que pede liminarmente a anulação da decisão da Federação PSDB/Cidadania de apoiar o candidato Alvaro Dias (Podemos) ao Senado Federal. A decisão deve sair nos próximos dias.
O Blog Politicamente teve acesso a ação anulatória, assinada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, que pede para suspender a decisão do Colegiado Nacional da Federação PSDB Cidadania que anulou parcialmente a convenção dos tucanos paranaenses mantendo o direito de Cesar Silvestri Filho de permanecer como candidato ao Senado Federal.
Narra a ação, que oito dias depois da decisão dos convencionais tucanos, a Federação PSDB/Cidadania aprovou a resolução número 30/2022, dispondo que “o Colegiado Nacional da Federação poderá dissolver os colegiados estaduais ou distrital até o encerramento do prazo para as convenções, em razão de sua natureza provisória, quando as lideranças locais não alcançarem entendimento em relação às candidaturas estaduais e distrital, designando nesses casos um coordenador”.
E que 14 dias depois da convenção, “veio o golpe” com a anulação da escolha de Cesar Silvestri como candidato ao Senado, e a determinação de que a Federação PSDB/Cidadania no Paraná celebre coligação majoritária para o Senado Federal com o Podemos, tendo como candidato o senador Alvaro Dias. “Em síntese: a candidatura própria ao Senado, escolhida por unanimidade, foi cassada, sem motivação, para entregar a Federação a candidato de outro partido, sem contraditório e à revelia da Convenção”, diz um trecho da ação anulatória.
Pulando fora — O Blog Politicamente já mostrou que a decisão nacional não agradou uma ala do Cidadania, que já sinalizou que vai apoiar o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil) na corrida ao Senado Federal e largar Alvaro Dias. Dentro do ninho tucano, aguarda-se um posicionamento da Justiça Eleitoral. Já no Podemos de Alvaro Dias sinal amarelo e muita tensão, já que o PSDB/Cidadania representa um importante naco de tempo de propaganda no rádio e TV.