Eleição em Londrina, Assis e Campo Mourão mexe na configuração da Assembleia

Por Carol Nery

A eleição do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) no 2º turno, para assumir a prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, a partir de 1º de janeiro de 2025, vai mexer com a configuração da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no ano que vem. Como o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa a cadeira de Márcio Nunes (PSD), que é o atual secretário de Estado do Turismo do governo de Ratinho Junior, ele assume definitivamente o mandato na Alep, ficando então a primeira suplência para o ex-deputado Wilmar Reichembach (PSD).

Eleições em Londrina, Assis e Campo Mourão mexem na configuração da Assembleia
Tiago Amaral vai assumir a prefeitura de Londrina e o segundo suplente Wilmar Reichembach ficará com cadeira na Alep (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Alep)

 

Após três mandatos como deputado estadual, Tiago Amaral, que hoje preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, vai deixar o legislativo estadual para assumir a prefeitura de Londrina.

Marcel Micheletto e Douglas Fabrício cedem cadeiras na Assembleia

Outras duas movimentações acontecem por conta de resultados da eleição no Oeste e Noroeste do Paraná ainda no primeiro turno. O deputado Marcel Micheletto (PL) venceu as eleições a prefeito de Assis Chateubriand e o deputado Douglas Fabrício (Cidadania) conquistou a prefeitura de Campo Mourão. Por isso, os suplentes Jairo Tamura e Dr. Leônidas, respectivamente, ocuparão as cadeiras na Assembleia.

As alterações na Assembleia devem ocorrer somente no início de janeiro de 2025, quando os novos prefeitos tomam posse como Chefes dos Executivos em seus municípios. Antes, contudo, ocorrerá a diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral, cerimônia que deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. A diplomação é o ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Com a posse, o Poder Legislativo faz então a convocação dos suplentes.

8 deputados não venceram eleições e seguem na Assembleia

Também participaram das eleições deste ano como candidatos a deputada Maria Victoria (PP) e o deputado Ney Leprevost (União), em Curitiba. O deputado Goura (PDT) foi candidato a vice-prefeito na capital. O deputado Marcelo Rangel (PSD) foi candidato a prefeito em Ponta Grossa, bem como a deputada Mabel Canto (PSDB), que chegou ao segundo turno, mas perdeu para a prefeita Elizabeth Schmidt (União). Além destes, Márcio Pacheco (PP) disputou a prefeitura de Cascavel, Tercílio Turini (MDB) concorreu em Londrina, bem como Dr. Antenor (PT) disputou a prefeitura de Guarapuava.

Compartilhe nas redes