Pré-candidato à prefeitura de Curitiba em 2024, Luciano Ducci (PSB) revelou que gostaria muito de ter apoio do presidente Lula na eleição municipal do ano que vem. O deputado federal e ex-prefeito da capital apareceu bem ranqueado nas últimas pesquisas a que o Blog Politicamente teve acesso. Nesta sexta-feira, Ducci concedeu entrevista ao Blog e à rádio Banda B.
O desejo de Ducci de contar com Lula na eleição de 2024 é arriscado numa capital em que eleitores não apoiam a gestão do presidente Lula. Apesar do cenário, aparentemente controverso, Ducci acredita que a aliança com o governo federal seja fundamental para uma administração bem sucedida.
“Eu gostaria muito de ter o apoio do presidente Lula. Porque um prefeito que tem um projeto estruturante com obras importantes, para realizar obras importantes precisa do apoio do governo federal. Ter apoio da estrutura federal para ser prefeito é uma questão importantíssima, porque só com os recursos da prefeitura, a gente só vai fazer mais do mesmo. Para fazer alguma coisa diferente e avançar num projeto inovador, tem que ter o apoio federal. Por isso acho estratégico ter o apoio do presidente Lula, independente se o partido dele vai ter candidato ou não”, disse Ducci.
A saída para Ducci seria concentrar toda a ala esquerda em torno de sua candidatura, embora, principalmente, PT e PDT adotem discurso de lançar candidatos para a prefeitura de Curitiba. O ex-prefeito de Curitiba não descarta a possibilidade, mas considera ainda ser cedo para definições políticas a mais de um ano do pleito.
Ducci vem trabalhando para dar mais musculatura para o PSB que no pleito de 2022 teve que se socorrer ao Palácio Iguaçu para fechar a chapa de estaduais e federais.Com a eleição de Lula, trazendo com ele Geraldo Alckmin do PSB como vice, a legenda ganhou força e Ducci tem percorrido o estado filiando aliados e lideranças.
Esta aproximação ao PT já é monitorada pelo Palácio Iguaçu e também na Prefeitura de Curitiba, onde Ducci mantém aliados em cargos estratégicos. Tanto Rafael Greca quanto Ratinho Junior já declararam que vão tentar fazer Eduardo Pimentel o próximo prefeito de Curitiba.
Ao se aproximar do PT, Ducci faz o mesmo caminho político que Beto Richa (PSDB) de quem foi vice na administração municipal — que aliás pode vir a ser seu adversário em 2024.