Eduardo Pimentel venceu Cristina Graeml em todas as zonas eleitorais de Curitiba

Encerrada a apuração neste domingo (28), o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou uma vitória de Eduardo Pimentel (PSD) sobre Cristina Graeml (PMB) em todas as dez zonas eleitorais (ZE) de Curitiba. Cenário bem diferente do 1ª turno, quando cada um venceu em cinco das zonas eleitorais. Cristina, na média, ficou mais de 10 pontos abaixo de Pimentel em todas as zonas eleitorais.

A região de Curitiba em que o prefeito eleito fez a maior votação compreende parte da Cidade Industrial, Tatuquara e Caximba (175ª ZE). Pimentel obteve 67,78% dos votos válidos, enquanto que Cristina Graeml recebeu 37,22%. O segundo melhor desempenho foi na 177ª ZE, que compreende, inclusive, o Centro da cidade. Nesta área o prefeito eleito atingiu 59,73% dos votos válidos — enquanto Cristina ficou com 40,82%. Resultado diferente do 1º turno quando a jornalista teve um desempenho melhor que Pimentel. Ela totalizou 35,37% dos votos válidos enquanto que Pimentel somou 27,87%.

 

 

Até mesmo em bairros em que Cristina Graeml havia feito mais votos que Pimentel no 1º turno, ela acabou perdendo espaço e voto. Coincidência ou não, muitos desses bairros são os mais distantes do Centro da cidade e um dos motivos desta mudança por ter sido o discurso mal construído por Cristina Graeml sobre a proposta da cobrança da tarifa do ônibus. Abrangente demais, a sugestão da campanha da candidata era cobrar o valor correspondente ao trecho percorrido — como é feito pela plataforma Uber.

O assunto foi extremamente explorado pela campanha do PSD pontuando que, desta maneira, quem morasse mais distante do Centro pagaria mais caro daqueles moradores de bairros mais centrais. Ao propor estudos para a mudança na forma de cobrança da tarifa do transporte público, Cristina desagradou os eleitores — mesmo afirmando, posteriormente que o preço da tarifa não iria subir.

Foto: SMCS

Até mesmo em bairros em que ela havia feito mais votos que Pimentel no 1º turno ela acabou perdendo espaço. Coincidência ou não, muitos desses bairros são os mais distantes do Centro da cidade. Para entender melhor a situação, o Blog Politicamente avaliou e comparou o desempenho dos candidatos nos dois turnos.

 

Fonte: TSE

 

 

Entre os três piores desempenhos de Cristina está a 145ª ZE, que compreende o Sítio Cercado e Umbará, onde a candidata atingiu 41,93%. Pimentel chegou a 58,07%.

Fechando o ranking do “Top 3”, a 1ª zona eleitoral, que congrega bairros Mercês, Pilarzinho, Barreirinha e locais muito próximos do Centro como São Francisco, Centro Cívico e Alto da Glória, a proporção de votos depositados em Eduardo Pimentel chegou a 59,64% enquanto que Cristina Graeml fechou a contagem com 49,36%. O resultado surpreende, pois, no 1º turno, Cristina conquistou 33,72% dos votos enquanto Pimentel ficou com 31,07%.

 

  • Leia mais:

Eduardo Pimentel celebra vitória nos braços de Ratinho Junior e Darci Piana; assista

“Furacão Cristina Graeml” provoca chacoalhão na eleição 2024 em Curitiba

 

Ainda em relação ao 1º turno, Cristina perdeu votos em outras três outras Zonas Eleitorais. Na 174ª ZE (Alto Boqueirão e Ganchinho), Cristina tinha conquistado 34,02% dos votos válidos diante de 32,85% de Pimentel. Na votação deste domingo Cristina ficou 45,95% e Pimentel com 54, 05%. O mesmo ocorreu nas 2ª e 178º Zonas Eleitorais que agregam os bairros de Santa Felicidade, Bacacheri e Atuba.

Compartilhe nas redes