Eduardo Pimentel vai assumir secretaria de Ratinho

Atualizado às 09h46

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, vai assumir a secretaria das Cidades, antiga Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), no segundo governo Ratinho Junior.

Primeiramente, o Blog Politicamente havia informado que Eduardo Pimentel deixaria a função de vice-prefeito. A assessoria de imprensa dele entrou em contato dizendo que ele não vai renunciar e vai acumular as duas funções.

O acerto foi feito ontem. Mas antes do ok, Eduardo Pimentel foi se assegurar de pareceres jurídicos do movimento político que fará. Este parecer era justamente sobre a possibilidade de acúmulo dos dois cargos.

A pasta é uma das mais cobiçadas do Executivo por conjugar disponibilidade de recursos e o contato politico permanente com prefeitos de todo o Estado — equação que, se bem aplicada, pode representar um potencial político/eleitoral. Basta lembrar que foi na Sedu o ponto de partida de Ratinho para chegar ao Palácio Iguaçu.

Ok do alcaide — A escolha por Eduardo Pimentel agradou tanto Ratinho quanto o prefeito de Curitiba Rafael Greca — que foi previamente consultado.

O Blog Politicamente já mostrou que o destino de Greca depois de deixar a prefeitura de Curitiba será a Secretaria das Cidades. Este é o acordo firmado com Ratinho. E será cumprido. Agra contar com o apoio de Ratinho para suceder-lo no Executivo já são outros quinhentos.

O nome de Eduardo Pimentel atende as necessidades políticas de curto e médio prazo. Afinal quem poderia assumir uma secretaria tão estratégica do governo, que seria de confiança de Ratinho, que toparia sair no final do mandato de Greca e, ao mesmo tempo, não “usaria” a pasta para crescer politicamente e ameaçar os planos já traçados para sucessão do governo em 2026?

De olho em 2024 — Ao reler as condicionantes, o nome de Eduardo Pimentel cai como uma luva. Sem falar nos planos de Ratinho para a eleição da prefeitura de Curitiba em 2024. Já não é segredo que o PSD do governador deve depositar todas suas fichas no neto do ex-governador Paulo Pimentel.

Com a insistente ideia de Greca de permanecer até o último dia do mandato no gabinete de prefeito, Eduardo Pimentel acaba sendo ofuscado e seria um risco deixar para consolidar o nome dele no eleitorado curitibano só no período eleitoral.

Portanto, a partir de 2023 a cidade de Curitiba deve receber um volume maior de obras estruturantes e recursos públicos oriundos da Secretaria das Cidades — devidamente carimbadas por Eduardo Pimentel. Será o primeiro passo da estratégia de transformar o futuro ex-vice em prefeito de Curitiba. Ficou bom para todo mundo.

Compartilhe nas redes