As duas pesquisas de intenção de voto com a corrida eleitoral pela prefeitura de Curitiba, divulgadas no intervalo de menos de 12 horas, trazem resultados muito próximos. Tanto a Quaest, contratada pela RPC, quanto o Instituto IRG, da RIC, mostram que Eduardo Pimentel, candidato do prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior, conseguiu abrir vantagem em relação aos adversários — mas não suficiente para liquidar a fatura no 1º turno, como sonham alguns estrategistas da campanha do PSD.
O segundo bloco de candidatos é formado, nas duas pesquisas, por Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União) — num empate técnico dentro da margem de erro. São eles quem hoje disputaria a vaga num eventual 2º turno contra o candidato dos Palácios Iguaçu e 29 de Março. Os demais candidatos vêm num terceiro pelotão. A diferença é que na IRG, a diferença entre o segundo e terceiro bloco é mais apertada na pesquisa estimulada — tendo Ney com 11%, Roberto Requião (Mobiliza) com 9,5% e Cristina Graeml (PMB) alcançando os 7%.
Leia mais: Quaest: Eduardo vai a 36% e abre vantagem para Ducci e Ney; Requião derrete
A candidata do PMB já lançou mão de uma estratégia na rede social para tentar conquistar mais votos da faixa da direita. Ela postou uma foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — embora o “Capitão” já tenha declarado voto em Eduardo Pimentel. A foto não é recente, foi tirada em julho quando Cristina esteve em Brasília. Mas o recado e a estratégia são bastante claros: ela quer se aproximar dos eleitores de Bolsonaro, já que o candidato do PSD ainda guarda na manga o vídeo de apoio com o “Capitão”.
Já Ney e Ducci deram de ombros para a divulgação das pesquisas Quaest e IRG — ambos não fizeram qualquer menção a elas nas redes sociais.
As duas pesquisas indicam também que o curitibano está mais a par da disputa, muito em função do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV Em agosto, segundo o IRG, o número de pessoas que não sabiam ou que não tinham respondido era de 11,5% e agora é de 8,6%. Os bairros Pinheirinho, Centro e Boqueirão concentram o maior número de pessoas que ainda não escolheram o candidato. Já o maior número de eleitores que responderam que vão votar em branco ou anular, na pesquisa divulgada hoje (18) pelo IRG, se concentram em maior quantidade no Tatuquara.
ESPONTÂNEA
Quando os nomes são apresentados (estimulada), Eduardo Pimentel segue na liderança, seguido de Luciano Ducci. Pelos dados, Curitiba terá segundo turno. Confira.
ESTIMULADA
REJEIÇÃO
Se por um lado pouco mais de um terço dos entrevistados ainda não definiu o voto, grande parte já tem certeza em quem não votará em hipótese alguma. Veja o índice de rejeição de cada um deles.
Comparativo de pesquisas
Veja a seguir o comparativo entre a primeira pesquisa, divulgada em agosto com a desta quarta-feira.