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A estratégia da campanha do candidato a prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) teve que sofrer uma guinada. Não estava prevista levantar a alça de mira nesta reta final para nenhum dos concorrentes, mas após a divulgação da última pesquisa em Curitiba, pelo Instituto Radar, Ducci começa a ver a imagem de Cristina Graeml, candidata do PMB, crescendo no retrovisor — podendo ameaçar a passagem dele para o 2º turno. Até então com cadeira cativa na segunda colocação em praticamente todas as pesquisas eleitorais, que o colocaria na próxima etapa do pleito de 2024, estrategistas de Ducci resolveram atacar para continuar vivo após o 6 de outubro.
Tanto nas redes sociais quanto nos comerciais divulgados na programação regular das TV`s, Ducci adotou a estratégia do “ataque é a melhor defesa”. Ele tem exibido um comercial em que aponta o dedo para os candidatos a vice de Cristina, de Eduardo Pimentel (PSD) e também de Ney Leprevost (União) — sem nominá-los.
Num comercial de 30 segundos, a campanha de Ducci afirma que a vice de um é deputada pelo estado de São Paulo e que agora quer ser vice-prefeita de Curitiba — se referindo, claramente, a Rosangela Moro que concorre como vice na chapa do União Brasil. “O vice do outro”, agora se referindo a Paulo Martins (PL), “diz que o Brasil deveria voltar a ser monarquia”. O último petardo tem como alvo Jairo Aparecido Ferreira Filho, vice de Cristina Graeml, que Ducci diz ser acusado de ter aplicado um golpe numa pessoa idosa.
Na reta final da campanha, os candidatos devem subir o tom — principalmente os que almejam disputar o voto no dia 27 de outubro.
Metodologia: O instituto Radar Inteligência entrevistou 816 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa, registrada sob o número 03407/2024, tem grau de confiança de 95% e uma margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.