Dois deputados federais do Paraná figuram na lista dos 10 mais influentes da Câmara Federal. O levantamento é do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), um centro de estudos em ciência política ligado à UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
De acordo com o levantamento, Felipe Francischini é o terceiro deputado federal mais influente na Câmara Federal e Ricardo Barros, o sexto — entre os 513 deputados da legislatura que se encerrou ontem. A lista é encabeçada pelo presidente Arthur Lira (PP).
O estudo foi divulgado no mesmo dia em que os dois paranaenses tomaram posse em Brasília para mais um mandato. Francischini inicia seu segundo mandato como federal enquanto Barros vai para o sétimo.
Felipe Francischini tem 31 anos e apesar de jovem conquistou os holofotes ao ser presidente da CCJ — comissão mais importante da Câmara Federal — no primeiro mandato em Brasília. Ele foi deputado estadual pelo Paraná na legislatura de 2015 a 2019. Agora Felipe Francischini é o presidente estadual do União Brasil.
Já Barros, só de vida pública tem 35 anos. Considerado um especialista em articulação e com habilidade política , o deputado foi líder do Governo Bolsonaro na Câmara na última legislatura e ministro da Saúde no governo de Michel Temer. Também foi relator do orçamento-geral; líder e vice-líder dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.
Ranking — Segundo o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), os dez parlamentares mais influentes entre os 513 deputados da legislatura que se encerrou no dia 31/01 são: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), Elmar Nascimento (União Brasil), Felipe Fracischini (União Brasil), Rodrigo Maia (PSDB), Antonio Brito (PSD), Ricardo Barros (PP), Altineu Cortes (PL), Arthur Maia (União Brasil), André Figueiredo (PDT) e Kim Kataguiri (União Brasil).
View Comments (0)