Para surpresa de zero pessoas, o governador Ratinho Junior (PSD) nomeou o advogado Andrei de Oliveira Rech para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. A eleição dele eram favas contadas.
O decreto 12.506 foi assinado pelo governador pouco depois das 17h desta segunda-feira (24).
Andrei Rech é o atual diretor jurídico da Sanepar — empresa mista do governo. Ele permaneceria no cargo até 10 de junho de 2024.
O futuro desembargador disputava a vaga com os também advogados Ana Cláudia Finger e Sandro Kozikoski. Os três compunham a lista tríplice formada pelo TJ paranaense durante sessão realizada há duas semanas.
Dentre os três, Andrei foi o menos votado (66 votos). Ele ficou atrás de Ana Cláudia, que teve 95 votos, e Kozikoski com 83. Apesar disso, ele foi o escolhido pelo governador — que não precisa respeitar a ordem de votação. A lei estabelece que é livre escolha.
E o MP? — O que chamou a atenção foi que Ratinho não decidiu ainda quem vai nomear na vaga pelo Ministério Público do Paraná.
Na mesma sessão do TJ que formou a lista tríplice da OAB, os magistrados escolheram os três promotores de Justiça que estão concorrendo a outra vaga de desembargador. A lista está em cima da mesa do governador.
A promotora Karina Faria de Moura Cordeiro e os promotores Pedro Ivo Andrade José Américo Penteado de Carvalho estão na disputa. Neste caso, Karina foi a mais votada (98 votos), contra 94 de Andrada e 91 de Carvalho.