Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Diário Oficial do Estado do Paraná de ontem (6) começou a publicar as primeiras exonerações e nomeações dos novos secretários escolhidos pelo governador Ratinho Junior. Mas nem toda a “dança da cadeira” anunciada na semana passada consta no documento.
Já foi oficializado, por exemplo, o nome de Norberto Ortigara na secretaria da Fazenda, a Camila Mileke Scucato no lugar de Eduardo Pimentel na secretaria das Cidades. A substituição de Valdemar Jorge por Everton Souza na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e a nomeação de José Luiz Scroccaro como novo chefe do IAT (Instituto Água e Terra).
Heraldo Neves já deixou a presidência da Fomento Paraná para ser nomeado como diretor administrativo do BRDE. Saiu também a nomeação de Natalino Avance de Souza como novo secretário de Agricultura.
Algumas escolhas, por exemplo, para a Fomento, para o BRDE e Sanepar ficaram de fora — talvez por exigir ritos administrativos distintos. A Sanepar soltou um comunicado ao mercado informando que o governo do Estado, que é o controlador da empresa, anunciou que o atual Diretor-Presidente da companhia, Claudio Stabile, deixará o cargo. E que a presidência da Sanepar passará a ser ocupado por Wilson Bley — alteração esta prevista para ocorrer entre os meses de maio e junho.
Por esta razão, por exemplo, Ratinho não mexeu na Secretaria de Administração e Previdência, hoje ocupada por Elizandro Frigo, mas que será comandada por Cláudio Stabile.
Também não foi oficializada a saída de Marcelo Rangel da pasta da Inovação, que será comandada pelo ex-deputado federal Alex Canziani, assim como a nomeação de Letícia da Silva como nova Controladora Geral do Estado no lugar de Luciana Carla da Silva Azevedo.
Ao longo dos próximos dias, as demais mexidas promovidas e anunciadas pelo governador devem ser oficializadas no Diário do Estado.
Mas o que uma boa fonte palaciana disse ao Blog Politicamente é que as mudanças não vão parar por aí. Alguns nomes ficaram para uma segunda etapa, quando Ratinho vai promover mudanças pontuais em secretários e dirigentes que não têm qualquer relação com o período eleitoral. É esperar para ver.