X
    Categories: Curitiba

Dia D de vacinação marca anos de piora em índices de Curitiba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O próximo sábado, 23 de julho, é uma data muito importante para a saúde da população: a prefeitura de Curitiba realiza um dia de multivacinação para todas as faixas etárias.

O objetivo é ampliar a vacinação contra Covid-19 e Influenza, mas também aumentar a cobertura de todo o esquema vacinal previsto no calendário básico do Ministério da Saúde. Dentre as doenças preveníveis pela imunização, o sarampo tem sido destaque no noticiário nacional.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde fez alertas sobre a baixa cobertura da tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O imunizante está disponível o ano todo em todas as unidades de saúde, mas os índices de cobertura estão caindo ano a ano.

Segundo os dados de imunização disponíveis no Datasus, a cobertura vacinal da primeira dose (D1) da tríplice viral em Curitiba em 2022 está em 46%, a mesma média do Brasil. O que chama a atenção é a queda vertiginosa de cobertura em poucos anos. Em 2016, por exemplo, a cobertura em Curitiba era de 100%.

A queda na vacinação se agravou durante a pandemia, mas já vinha apresentando queda nos anos anteriores. Dos 100% em 2016, a D1 da tríplice viral caiu para 87% em 2017; foi a 89,8% em 2018; e chegou a 92% em 2019.

Entre as diferenças na gestão da saúde se destacam o funcionamento dos postos de saúde, com várias unidades funcionando até 22 horas em 2016, e redução no acompanhamento da atenção básica feitos por agentes de saúde.

Serão abertas no próximo sábado 19 unidades de saúde para a multivacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 9h às 17h.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies