Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Instituto Radar Inteligência registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a primeira pesquisa para a prefeitura de Curitiba. Os entrevistadores já estão nas ruas e o resultado está previsto para sair no domingo (17). A sondagem eleitoral foi contratada pelo próprio instituto.
O levantamento vai trazer a pesquisa espontânea, estimulada, simulação de eventual 2° turno, rejeição dos pré-candidatos, avaliação dos governos do prefeito Rafael Greca, do governador Ratinho Junior e do presidente Lula — além da influência dos três no voto do eleitor e também do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Serão apresentados aos eleitores de Curitiba o nome de 10 pré-candidatos ao Palácio 29 de março — embora alguns deles sequer tenham se declarado como tal na disputa. Na pesquisa, constam os nomes de Beto Richa (PSDB), Carol Dartora (PT), Deltan Dallagnol (Novo), Eduardo Pimentel (PSD), Goura (PDT), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Vitória (PP), Ney Leprevost (União Brasil) e Paulo Martins (PL).
O levantamento, que será feito com 816 curitibanos, vai simular três cenários: o primeiro entre Carol Dartora, Eduardo Pimentel, Goura, Luciano Ducci e Ney Leprevost. Num segundo, com Deltan Dallagnol, Eduardo Pimentel, Ducci, Ney e Paulo Martins. E a terceira opção, traz os nomes de Carol Dartora, Eduardo Pimentel, Goura e Ducci.
O instituto Radar vai simular ainda um eventual 2° turno na eleição de Curitiba. Serão três os cenários pesquisados — todos com Eduardo Pimentel. No primeiro deles, o candidato do PSD contra Ducci, na segunda hipótese com Ney Leprevost e no último cenário Eduardo Pimentel x Deltan.
Sobre Greca, Ratinho, Lula e Bolsonaro a sondagem eleitoral quer saber se o apoio de cada um deles aos pré-candidatos aumenta, diminui, ou não altera a decisão do voto.
A pesquisa está registrada sob o número PR-07339/2024. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.