Com desconto de 18,25% na tarifa de pedágio, o grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) venceu o lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do Paraná e a partir de janeiro de 2024 assume os 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná.
O valor do pedágio sofrerá uma redução de cerca de 50% da tarifa que era praticada no contrato anterior — encerrado em 2021. São esperados investimentos da ordem de pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
O grupo Pátria superou a proposta da concorrente Consórcio Infraestrutura PR, formada pela Equipav e pela gestora Perfin, que ofertou desconto de 8,3%. Como a diferença entre as propostas foi superior a 20%, não houve a tradicional disputa por viva voz — quando os lances são feitos ali na hora.
O lote 1 das rodovias do Paraná representa o primeiro contrato do grupo Pátria com o governo federal no setor de rodovias. A Equipav, por sua vez, venceu em 2022 o leilão de concessão do Lote Sul de Minas do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas Gerais.
A empresa vencedora terá de desembolsar R$ 25 milhões — uma vez que o previsto era o aporte financeiro de R$ 100 milhões a cada 1% de deságio a partir de 18%. “Nenhum aporte, independentemente do valor, teria como garantir R$ 8 bilhões em obra”, explicou o ministro dos Transportes Renan Filho, em entrevista coletiva concedida após a batida do martelo.
“O aporte serve como espécie de garantia, mas sobretudo para afugentar aventureiros com descontos muito altos e que depois têm dificuldade de entregar as obras previstas”, complementou o governador do Paraná, Ratinho Junior.
Discursos — Um ponto que chamou a atenção nos discursos de Renan Filho e de Ratinho foi o sentimento de parceria entre União e Estado e a troca de elogios mútuo que contribuíram, segundo ambos, para a formatação da modelagem da concessão das rodovias. “O presidente Lula orientou todos os ministros que trabalhem em parceria com os Estados, independentemente de partido político”, disse Renan. Ratinho Junior chegou a dizer que a partir com o leilão, o governo paranaense e a União passam a ser sócios.
Quanto aos demais cinco lotes de todo o processo de concessão das rodovias do Paraná, o ministro Renan Filho explicou que o lote 2 está previsto para o final de setembro e os lotes 3 e 6 devem ser encaminhados ainda neste ano para o Tribunal de Contas da União (TCU) e devem ir para o mercado em 2025.
Ratinho destacou que o Lote 2 é o mais importante de todos, já que entre as rodovias incluídas está a BR-277 que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá.