Deputada pede para governador nomear desembargadora

A deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, encaminhou um ofício ao governador Ratinho Junior (PSD) pedindo para que a promotora de Justiça Karina Faria de Moura Cordeiro seja nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

O Blog Politicamente já mostrou que está na mesa do gabinete do governador a lista tríplice com os nomes dos candidatos do Ministério Público do Paraná a desembargador do TJ, porém não há prazo para escolha de Ratinho Junior.

Além da promotora Karina, estão na disputa o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, que foi o mais votado e é o candidato do Procurador Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e José Américo Penteado de Carvalho. O(a) escolhido(a) por Ratinho irá ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Paulo Edison de Macedo Pacheco.

Um dos argumentos da deputada Cantora Mara Lima é a questão da paridade de gênero, em especial junto aos órgãos do Poder Judiciário. “No âmbito do Estado do Paraná, a partir do dia 20 de agosto de 2022, o Tribunal de Justiça possuirá somente 18 Desembargadoras em sua composição, um percentual de 15% dos 120 membros. A única Desembargadora oriunda do MPPR é a Desembargadora Angela Khury, a qual foi indicada para o cargo em 2009”, diz a deputada no ofício, citando que depois dela “houve a indicação sucessiva de seis Promotores/Procuradores para o Cargo de Desembargador e nenhuma outra mulher”.

Compartilhe nas redes