Veja o tempo de propaganda de rádio e TV de cada candidato em Curitiba; 4 não vão aparecer

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná divulgou nesta sexta-feira (23) a distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão entre os candidatos à prefeitura de Curitiba. A propaganda eleitoral gratuita começa dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro e, caso haja segundo turno, ele será veiculado entre os dias 11 e 25 de outubro.

Foto: Freepik

Dos 10 minutos de duração do horário eleitoral gratuito, quase a metade será destinada à campanha de Eduardo Pimentel (PSD). Ele terá 4 minutos e 42 segundos de propaganda — quase igual ao tempo de todos os adversários somados. Luciano Ducci (PSB) terá 2 minutos e 12 segundos, Ney Leprevost (União) terá 1 minuto e 14 segundos, o tempo de Maria Victoria (PP) será de 1 minuto e 07 segundos enquanto Andrea Caldas, do PSOL, terá 25 segundos e Luizão Goulart (SD) vai dispor de 20 segundos.

Ou seja, Eduardo terá 4 minutos e 42 segundos e todos os demais candidatos 5 minutos e 18 segundos. Isso porque, o candidato oficial da prefeitura de Curitiba e do governo do Estado montou uma coligação com oito partidos. Então, soma-se o tempo de cada legenda da coligação para definir o tempo do candidato.

4 candidatos de Curitiba não vão aparecer no horário eleitoral

Dos 10 candidatos inscritos para disputar a prefeitura de Curitiba, quatro não terão espaço no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV: Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU) — já que o partido deles não têm representatividade na Câmara de Deputados — não atingiram a cláusula de barreira. As legendas precisam ter no mínimo 12 deputados federais ou terem atingido 2% dos votos válidos em pelo menos nove estados na eleição de 2022 para atingir a cláusula.

Portanto, o candidato Requião, que apareceu na segunda posição, empatado dentro da margem de erro da pesquisa Radar com Ney e Ducci, divulgada ontem (22), não vai aparecer na propaganda eleitoral.

O horário eleitoral, é dividido em dois blocos de 10 minutos cada e exibidos de segunda a sábado: na TV, eles são veiculados às 13h e às 20h30. Já no rádio, a propaganda eleitoral é às 7h e às 12h. 60% do tempo da propaganda é destinado para candidatos a prefeito e 40% para os vereadores. O que muda é a ordem de apresentação de cada campanha.

Além da propaganda eleitoral nestes horários pré-determinados, os partidos dispõe no período eleitoral de inserções no rádio e na televisão ao longo da programação — que somam 42 minutos. A proporção é a mesma: 60/40. Ao longo de todo o primeiro turno, serão exibidas 2937 inserções dos candidatos a prefeito ao longo da programação. Eduardo terá direito a um total de 1382 comerciais de 30 segundos cada. Em seguida, mas bem atrás, aparece Luciano Ducci com 651 inserções. Depois vem Ney com 366 propagandas, Maria Victoria com 328, Andrea Caldas com 124 e Luizão com 86 comerciais.

Todos estes dados foram apresentados na reunião desta sexta-feira no TRE com representantes de partidos políticos, coligações partidárias, veículos de comunicação, candidatas e candidatos.

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