Um compromisso no Senado Federal sobre o debate da reforma tributária impediu que o governador Ratinho Junior acompanhasse a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta-feira (28) em Brasília.
A agenda no Congresso atrasou e o governador acabou não indo à solenidade. Aliás, não foi só ele que, embora tivesse planos de prestigiar a cerimônia na Suprema Corte, sofreram com contratempos.
Tanto o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, quanto o Procurador Geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foram convidados, mas não compareceram na posse de Barroso. O primeiro teria tido um problema de saúde, já o chefe do Ministério Público Estadual teve um contratempo com o voo para Brasília.
Quem marcou presença foi o Defensor Público Geral do Paraná, André Giamberardino, além da presidente da OAB do Paraná, Marilena Winter, e desembargadores e juízes paranaenses.
Barroso assumiu na tarde desta quinta-feira (28) a cadeira de presidente sucedendo a ministra Rosa Weber, que se aposenta compulsoriamente nesta semana, e ficará dois anos no comando do STF.
A cerimônia, na sede do STF, em Brasília, teve mais de mil convidados e teve a presença da cantora Maria Bethânia, que cantou o hino nacional.