O cenário é de alerta em Curitiba para a escalada nos registros de casos de Covid-19. O último boletim da prefeitura, divulgado nesta quarta-feira (1°) indicou que entre os dias 25 e 31 de outubro, houve uma média de 436 novas confirmações por dia. São 3.049 casos de Covid e oito mortes.
São duas vezes e meia mais casos do que os anotados entre 4 e 10 de outubro, quando a média diária era de 171 casos, e bem mais do que os 282 casos do período entre 18 a 24 de outubro.
Oito pessoas morreram por causa da doença – na semana anterior foram seis. Três mortos tinham entre 51 e 60 anos e os demais de 68 a 98 anos. Todas as vítimas tinham comorbidades – seis delas não haviam tomado a vacina bivalente, a mais recente.
O total de novas confirmações laboratoriais incluídas na última semana foi de 3.049, atingindo 2.381 casos ativos de Covid-19 na capital em 31 de outubro.
Os dados levaram a Secretaria Municipal da Saúde a reunir o Comitê de Técnica e Ética Médica para debater o assunto e reforçar recomendações de cautela, como o uso de máscaras para pessoas que atuam na área de saúde e também para quem estiver com sintomas respiratórios, além de importância de se completar o quadro vacinal.