A mais recente pesquisa com o cenário da disputa pela prefeitura de Curitiba feita pelo Instituto Opinião e divulgada nesta segunda-feira (22) não trouxe significativas novidades no quadro eleitoral. Cerca de 70% dos eleitores curitibanos disseram que, a pouco mais de seis meses da eleição, ainda não sabem em quem vão votar. Porcentual mantido nas sondagens anteriores.
Mais uma vez, o retrato da disputa é de um empate técnico, dentro da margem de erro, entre os mesmos cinco pré-candidatos: Beto Richa (PSDB), Deltan Dallagnol (Novo), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União Brasil). O que varia, de uma pesquisa ara outra até aqui divulgadas, é a posição entre eles. O cenário só deve ser alterado a partir das convenções partidárias e do registro de candidatura — quando o jogo começa para valer com os personagens definidos.
Na pesquisa Opinião, quem aparece na dianteira é Ducci com 14,1% da preferência eleitoral — seguido de perto por Eduardo Pimentel com 13,1%, Ney Leprevost com 12,5%, Beto Richa com 11,7% e de Deltan que teve 10,8%. Com uma margem de erro de 3% da pesquisa, os cinco estão empatados tecnicamente. No segundo pelotão, aparecem Goura (PDT) com 4,6%, Maria Victoria (PP) com 4,1%, Paulo Martins (PL) apareceu com 3,7% a petista Carol Dartora com 3,1%, Luizão Goulart (Solidariedade) alcançou 2%, Cristina Graeml (PMB) 1,8%, e Andrea Caldas (PSol) com 0,5%.
“O embate entre os principais candidatos demonstra uma eleição marcada pela pluralidade de propostas e pela ausência de uma liderança destacada, o que torna o cenário extremamente competitivo”, avaliou o sociólogo e diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres.
Espontânea — Na espontânea, o mais lembrado pelo eleitor foi o prefeito Rafael Greca, que não pode disputar a reeleição. Ele foi citado por 10,2% dos curitibanos ouvidos na pesquisa, Eduardo Pimentel teve 5,7%, Goura e Ducci com 1,3%, Deltan e Beto Richa tiveram 1,1% e Ney com 0,8%.
Sem novidades também na rejeição dos candidatos e no potencial de transferência de votos de Greca, do governador Ratinho Junior e do presidente Lula. O top cinco da rejeição tem Beto Richa (51,6%), Goura (13%), Maria Victoria (11%), Deltan (10,9%) e Ducci 10,7%.
Metodologia: A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de abril de 2024. Foram entrevistados 1.200 moradores de Curitiba com idade acima de 16 anos. A margem de erro é de 3%, com 95% de confiabilidade para o resultado geral da pesquisa. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número: TRE-PR 01622/2024.