X
    Categories: Curitiba

Cristina Graeml entra com ação para impedir divulgação da pesquisa Quaest

Foto: Divulgação/TSE

A campanha da candidata Cristina Graeml (PMB) entrou nesta quinta-feira (17), pouco depois de 15h, com uma ação para impedir a divulgação da pesquisa Quaest, contratada pela RPC, prevista para ser publicada no próximo sábado (19). O Blog Politicamente teve acesso ao pedido — que foi endereçado ao juízo da 177º Zona Eleitoral de Curitiba que deve se manifestar nas próximas horas. Os entrevistadores estão nas ruas de Curitiba desde quarta-feira (16) e a coleta de opinião dos eleitores vai até esta sexta-feira (18).

Candidata Cristina Graeml (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Na ação, a advogada Tainara Prado Laber sustenta que o instituto de pesquisa “deixou de observar a obrigação de indicar com clareza a fonte pública dos dados utilizados no plano amostral” se limitando a informar: “Fonte dos dados: TSE-Tribunal Superior Eleitoral – julho/2024; IBGE – Censo 2022; IBGE – PNADc 2023; IBGE – PNADc trimestral 2-2024”. Desta forma, a campanha da candidata do PMB pontua que a pesquisa da Quaest não atende aos requisitos da legislação eleitoral, razão pela qual requer “o indeferimento de seu registro e a suspensão de sua divulgação”.

A advogada de Cristina Graeml ainda pede que, caso a ação seja julgada procedente, seja aplicada multa no valor de R$ 200 mil em caso de desobediência.

No sábado estão previstas ainda a divulgação de outras duas pesquisas com o cenário da corrida eleitoral pela prefeitura de Curitiba — dos institutos Radar e IRG.

Nesta semana, o Instituto Atlas Intel divulgou a primeira pesquisa de intenção de voto para a disputa do 2º turno de Curitiba e mostrou Eduardo Pimentel (PSD) com 49% e Cristina Graeml (PMB) com 44,9%. Como o levantamento tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos, os dois estão empatados dentro da margem de erro.

Metodologia: A pesquisa da AtlasIntel, registrada sob o número PR-03464/2024, foi feita entre os dias 8 e 13 de outubro e ouviu 1.203 pessoas pela internet. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies