A Corregedoria da Câmara Municipal de Curitiba vai apurar a conduta da vereadora Maria Letícia (PV) que foi presa no fim de semana depois de se envolver num acidente de trânsito no Centro da capital. A parlamentar foi presa suspeita de dirigir embriagada e também por desacato e solta por ordem judicial quase 24 horas depois.
O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (Podemos), vai encaminhar o caso para a Corregedoria da Casa apurar se Maria Letícia quebrou o decoro parlamentar — que não se restringe só ao âmbito do mandato eleitoral. O atual corregedor da Câmara é o vereador Ezequias Barros (MDB). “É grave. Um acidente de trânsito, mas é preciso apurar os fatos e ouvir a vereadora. Ela terá oportunidade de fazer as explicações. Um fato grave e que precisa ser averiguado, como outros que também já foram aqui”, afirmou Fachinello.
Maria Leticia foi presa na noite de sábado depois de sair de um show da cantora Ludmilla. O carro que ela dirigia bateu num veículo estacionado na Rua Augusto Stellfeld, no Centro de Curitiba. A vereadora ainda tentou fugir do local, mas como o carro ficou danificado ela não conseguiu deixar o local do acidente. No boletim de ocorrência, os policiais narram que parlamentar estava visivelmente embriagada, agressiva e andando de forma cambaleante.
Maia Letícia se recusou a fazer o teste do bafômetro e disse que chamaria o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira. A assessoria da parlamentar disse que ela sofreu um mal estar e que, por isso, teria se envolvido no acidente. Para a polícia, no entendo, Maria Letícia teria dito que ingeriu bebida alcoólica. Em depoimento, a vereadora afirmou que toda esta situação causou a ela um “enorme constrangimento”, o que segundo ela não é justo devido aos seus 25 anos de atuação como médica-legista do Instituto Médico-Legal (IML) da Polícia Científica do Paraná.
Além da esfera criminal, o caso agora será apurado também no âmbito político. Caso a Corregedoria entenda que houve quebra de decoro parlamentar, Maria Letícia pode até mesmo perder o mandato de vereadora.