Corregedor manda Ricardo Arruda e Renato Freitas para o Conselho de Ética

O Corregedor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Artagão Jr (PSD) encaminhou representação contra os deputados Ricardo Arruda (PL) e Renato Freitas (PT) para o Conselho de Ética da Casa. O anúncio foi feito durante a sessão plenária desta terça-feira (23).

“Ficou muito claro e evidente para esta Corregedoria que os termos, as acusações, as imputações, os adjetivos utilizados nas falas (dos deputados) são inadequados a postura parlamentar e podem sem nenhuma dúvida caracterizar quebra de decoro”, disse Artagão à imprensa.

Esta representação contra Arruda e o petista será encaminhada ao presidente do Conselho de Ética, deputado Delegado Jacovós, que vai fazer uma reunião para dar andamento ao processo. Será sorteado um relator que, num prazo de 30 dias, vai apresentar um parecer que pode ser pela aplicação de sanções ou pelo arquivamento.

O parecer então será votado pelos cinco membros do Conselho de Ética: Delegado Jacovós (PL), Do Carmo (União Brasil), que é vice-presidente, e os deputados Tercílio Turini (PSD), Renato Freitas (PT), Matheus Vermelho (PP). Como o petista é um dos alvos da representação ele será substituído no Conselho pela suplente — neste caso a deputada Ana Julia (PT).

As sanções vão desde advertência até a cassação do mandato parlamentar de Renato Freiras de Ricardo Arruda.

Outro lado — Num vídeo gravado e encaminhado pela assessoria de imprensa, Ricardo Arruda diz estar muito tranquilo e que a fala na tribuna “foi uma resposta a uma agressão que eu sofri do deputado Renato Freitas, óbvio que quando mexe com a sua honra os ânimos se alteram, a gente tem sangue correndo nas veias. Agora tudo que eu falei na tribuna eu comprovo, não há nenhuma mentira no que eu falei, não há quebra de decoro”, disse o deputado do PL se apegando na imunidade parlamentar assegurada constitucionalmente aos parlamentares.

Já a assessoria de imprensa de Renato Freitas informou que ele não esta comentando o caso, uma vez que não foi comunicado oficialmente.

 

Fotos: Divulgacão Alep

 

Compartilhe nas redes