Depois de Ponta Grossa e São José dos Pinhais, o Blog Politicamente (BP) traz neste sábado (27) a avaliação de desempenho nas redes sociais dos pré-candidatos à prefeitura de Londrina. Neste domingo, será a vez dos dados envolvendo os pré-candidatos na corrida pela prefeitura de Curitiba.
A partir de ferramentas digitais atualizadas foi possível a obtenção de informações, em total consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O BP avaliou a presença de pré-candidatos no Facebook e Instagram. A análise levou em conta critérios de público e engajamento entre os dias 22 de junho e 23 de julho de 2024, comparando a movimentação dos 30 dias anteriores.
O levantamento aponta ainda os assuntos que mais provocam reações, independentemente se positiva ou negativa.
Público: Número total de seguidores ou curtidas na página do candidato em cada rede social.
Engajamento: Número total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets) nas postagens de candidatos.
Confira os dados de cada candidato elencados por ordem alfabética:
Barbosa Neto (PDT)
O radialista, ex-prefeito e ex-deputado federal concentra 8.996 seguidores no Facebook e, no período analisado, as interações na fanpage aumentaram em 100%, apesar do número de reações não ser muito expressivo, totalizando 378 ao longo do período. O Instagram, com um público de 8.838 pessoas, teve 2.433 interações, o que representa um aumento de 194,25% — se comparado com os 30 dias anteriores. Os assuntos que mais trazem envolvimento do público tratam da vida pessoal, a presença em eventos e discussões sobre política local.
Coronel Villa (PSDB)
O policial militar tem 43.378 seguidores no Facebook, que alcançou no período avaliado 191 interações, representando aumento de 31,7% em relação ao mês anterior. O Instagram reúne 27.362 pessoas. Nesta rede, Villa obteve um aumento de 87,57% de participação em suas postagens — num total de 2.838 manifestações. As visitas em escolas, creches e assuntos relacionados à segurança pública são os assuntos que geram mais interação com os seguidores.
Diego Garcia (Republicanos)
O deputado federal conta com 119.919 seguidores no Facebook. No recorte da avaliação feita pelo BP, foram 3.501 reações, que representam um crescimento de 134,5% em relação ao período anterior. As participações são maiores quando as postagens trazem contexto religioso e a participação em eventos comunitários. No Instagram, foram 15.485 participações nos posts, que equivale a um aumento de 18,75%. O público era de 44.081 até a data final da avaliação.
Profª Isabel Diniz (PT)
A inclusão social e participação feminina na política são os temas que mais fazem o público reagir nas redes sociais da professora. No Facebook, o engajamento é modesto com 15 participações, porém a porcentagem de aumento em relação ao período é de 200%. O público também é pequeno, 17 seguidores. No Instagram, são 2.291 pessoas seguindo o perfil. E as reações também são maiores. Foram 1.616 que equivalem a um aumento de 17,51%.
Profª Maria Tereza (PP)
A ex-secretária de educação da cidade, escolhida pelo prefeito Marcelo Belinati para tentar sucedê-lo na prefeitura, conta com 9.899 seguidores na fanpage. No período analisado pelo BP, as interações aumentaram 5,77% chegando a 2.750 participações. O festival de música de Londrina, a presença em cultos e a Copa da Amizade foram alguns dos assuntos que impulsionaram o crescimento dela no Facebook. No Instagram, com 14.754 seguidores, as reações subiram em 10,38% com 15.033 atividades nas postagens no período de 22 de junho e 23 de julho de 2024, comparando aos 30 dias anteriores.
Tercilio Turini (MDB)
Apesar da formação médica, o deputado estadual ganhou mais destaque nos posts com sobre educação e vida rural. No Facebook, Turini tem 33.733 seguidores e obteve 894 reações, o que equivale a um aumento de 45,41%. No Instagram, são 4.608 perfis seguindo Turini. As atividades nas postagens aumentaram 9,97% com 4.089 interações.
Tiago Amaral (PSD)
Cumprindo o terceiro mandato como deputado estadual, Tiago é o candidato do governador Ratinho Junior e do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem 58.575 seguidores em sua fanpage. No período de avaliação, foram 4.614 participações, um aumento de 175%, em comparação com o período anterior. Saúde, educação e imagens da família são destaques que mais atraem a atenção dos internautas. No Instagram, que tem um público de 31.810 pessoas, foram registradas 27.238 participações, alta de 43,3%.
View Comments (0)