Com sete deputados estaduais eleitos no Paraná, assim como o PT, o União Brasil se consolidou como uma importante força política dentro da Assembleia Legislativa — atrás somente do PSD do governador Ratinho Junior.
O tamanho da bancada é proporcional a expectativa de espaço no legislativo. Reunidos hoje para um almoço na casa do deputado estadual eleito Ney Leprevost, os eleitos pelo União Brasil vão pleitear a 1º secretaria. Participaram do encontro os deputados estaduais eleitos Mauro Moraes, Thiago Bührer, Flávia Francischini, Luiz Fernando Guerra e Delegado Tito Barrichello — além do anfitrião, e senador eleito Sergio Moro e os deputados federais eleitos Felipe Francischini e Delegado Matheus Laiola.
Será Leprevost, escolhido pelos seus pares, quem vai conduzir esta composição para colocar o União Brasil em uma das chapas que disputam a Mesa Executiva da Assembleia. “Não estamos impondo nenhum nome. Mas entendemos que como segunda maior bancada, com sete deputados eleitos, é legítimo pleitearmos a 1ª secretaria na chapa apoiada pelo governador Ratinho Júnior”, disseram durante o almoço.
O espaço está bastante disputado. Hoje duas correntes dentro da Casa disputam a presidência e a 1º secretaria. A primeira é encabeçada pelo atual presidente Ademar Traiano que quer mais dois anos de gestão e Marcel Micheletto na 1º secretaria. A outra teria como candidato a presidente Hussein Bakri e Luiz Cláudio Romanelli na 1º secretaria.