Tiago Amaral (PSD) é um dos candidatos a prefeito no Paraná que tem como estratégia colar a imagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso é bastante claro tanto na propaganda partidária de rádio e TV, assinada pelo marqueteiro argentino Jorge Gerez, quanto nas redes sociais. Sem falar na participação do candidato do PSD nas manifestações de 7 de setembro, em São Paulo, quando chegou a defender o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes — sob o argumento de defesa das liberdades individuais que estariam sendo cerceadas. Pauta defendida com unhas e dentes pelo bolsonarismo.
O “Capitão” já esteve em Londrina e participou de evento de campanha de Tiago Amaral e nesta segunda-feira (23) é a vez do deputado federal Nikolas Ferreira desembarcar na cidade para um ato com o candidato do PSD. Quem acompanha de muito perto estas movimentações é o deputado federal Filipe Barros (PL) — que além de ser um dos mais próximos ao ex-presidente tem o reduto eleitoral em Londrina e já pensa numa provável vaga ao Senado Federal em 2026.
A estratégia parece surtir resultado, pelo menos é o que aponta a sondagem eleitoral feita pelo Paraná Pesquisa e divulgado nesta segunda-feira (23). Na pesquisa estimulada, Tiago Amaral alcançou 41% das intenções de voto — o que o permite sonhar até com uma possível vitória já no 1º turno, no dia 6 de outubro. A candidata Maria Tereza (PP), que é apoiada pelo atual prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e tida como a principal adversária, aparece na segunda colocação com 15,5% — muito atrás do candidato do PSD.
Barbosa Neto, do PDT, aparece com 8,9%, seguido de Tercílio Turini (MDB) com 9% colado com o pedetista Barbosa Neto (8,9%). Um pouco mais atrás, aparece Coronel Villa (PSDB) com 6,3%, Diego Garcia (Republicanos) com 3,9% e Isabel Diniz (PT) finaliza a lista com 3,2%. Neste cenário, os que não sabem ou não responderam são 5,2%. Já os votos brancos e nulos chegam a 6,8%.
Na espontânea, quando o nome dos candidatos não é mostrado ao eleitor, Tiago Amaral lidera com com 20,7%, seguido de Maria Tereza com 6,9%. Tercílio é o terceiro com 4,8%. Barbosa Neto chega a 3,8%, Coronel Villa soma 1,8% assim como Diego Garcia. A petista Isabel Diniz encerra a lista com 1,3% de intenções de voto na sondagem eleitoral do Paraná Pesquisa. Não sabe ou não respondeu chegam a 53,9%. Ninguém, branco e nulo são 4,4%.
O instituto também mediu a rejeição dos candidatos à prefeitura de Londrina. Barbosa Neto é o mais rejeitado entre os londrinenses: 40,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A petista Isabel Diniz tem 26,5% de rejeição. Tiago Amaral aparece com 17,3%, enquanto que Maria Tereza soma 14,2%. A rejeição do Coronel Villa é de 12,5%. Já a de Tercílio Turini chega a 9,7% e a de Diego Garcia a 7,2%.
Metodologia: A Paraná Pesquisas ouviu 710 eleitores entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 3,8% para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PR-08723/2024.