X
    Categories: Paraná

CNJ determina correição na Vara da Lava Jato em Curitiba e no TRF4

Justiça federal Lula

Atualizado às 12h20

O Corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a realização de uma correição extraordinária na 13ª Vara Federal de Curitiba, que julga os processos da Lava Jato, e nos gabinetes integrantes da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Os trabalhos que se iniciam já nesta quarta-feira (31) e deverão ser concluídos até esta sexta-feira, dia 2 de junho.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) explica que a decisão pela correição se deu, entre outros motivos, pela existência de diversas reclamações disciplinares apresentadas ao órgão, ao longo dos últimos dias, apontando a necessidade de fiscalização e apuração de fatos relacionados à conduta de magistrados e de desembargadores vinculados à vara judicial.

O pedido de correição também foi feito pelo juiz federal Eduardo Appio ao recorrer ao CNJ para derrubar a decisão de afastamento das funções da 13 Vara Federal de Curitiba.

Uma equipe de três juízes auxiliares e outros três servidores da Corregedoria Nacional foram designados para a correição, que será conduzida sob segredo de Justiça. Segundo a portaria assinada pelo corregedor Luis Felipe Salomão, farão parte desta correição o juiz federal Otávio Henrique Martins Port, que vai coordenar os trabalhos, o desembargador federal Carlos Eduardo Delgado, do TRF3, e o juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Um magistrado que atua no Paraná, ouvido pelo Blog Politicamente, explicou, de forma resumida, que na prática, a equipe de correição vai verificar a qualidade do serviço prestado pela Vara — neste caso a 13° e os gabinetes do TRF4. A fonte disse ainda que existe um BI (Business Intelligence) que computa todos os tipos de decisão, de atos, sentenças, além de dados como, quantas horas são trabalhados por dia, e um relatório de cada servidor que tem login no sistema. “É um verdadeiro pente-fino”, explica.

Mais informações em breve.

Redação Redação:

Este website utiliza cookies