Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Centrão deu um passo importante para manter um aliado na diretoria financeira da Itaipu Binacional. O nome de André Pepitone está para deliberação da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A.).
O nome deve ser aprovado sem dificuldade — já que ele recentemente foi exonerado do comando desta diretoria, portanto, não tem nada que o desabone para ocupar, novamente, a função. Passada esta etapa, o presidente Lula poderá nomeá-lo.
É justamente nesta última fase, na decisão de Lula, que está a esperança de petistas que enxergam em Pepitone a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, age forte nos bastidores para derrubar Pepitone e nomear Pedro Guerra — que estava com passagem comprada já para Foz do Iguaçu para assumir a diretoria financeira. Outro padrinho de Pedro Guerra é o vice-presidente Geraldo Alckmin que nutre admiração por Alceni Guerra — pai de Pedro.
A indicação de Pepitone, por sua vez, vem sendo trabalhada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com o aval do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e a benção de Gilberto Kassab e da bancada de deputados federais do partido.
A decisão sobre Guerra ou Pepitone deve sair neste feriado, pelo menos nos bastidores. O anúncio oficial vai ficar para a próxima semana. Uma boa fonte do Blog Politicamente contou que ministros de Lula sinalizariam positivamente para a indicação de Pepitone — que, se confirmada, vai chancelar a força do Centrão e a derrota do PT.