Candidato de Pontal que “vassourou” comerciante renuncia e partido lança novo nome

Por Carol Nery

No Paraná não voaram cadeiras, como no debate para as eleições municipais de São Paulo, mas teve vassourada do candidato a prefeito de Pontal do Paraná, no Litoral do Paraná, Márcio Gonçalves (DC), contra um comerciante de Praia de Leste. O caso foi dia 4 de setembro, na Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Morais – PR-412, no balneário de Ipanema. Diante da repercussão negativa, o DC resolveu lançar outro candidato para a disputa da prefeitura de Pontal do Paraná.

Márcio chegou a quebrar a vassoura com a força dos golpes e a vítima foi parar na sala de cirurgia do Hospital Regional do Litoral. Ele teve que fazer uma cirurgia para reconstrução óssea do dedo indicador da mão direita, por conta das lesões que sofreu.

Candidato de Pontal que "vassourou" comerciante renuncia e partido lança novo nome
Márcio Gonçalves renunciou à candidatura em Pontal do Paraná (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Márcio Gonçalves faz oposição ao atual prefeito de Pontal e candidato à reeleição Rudão Gimenes (MDB) e a confusão teria sido motivada por divergências políticas entre ele e o comerciante. Na ocasião, o DC de Pontal do Paraná repudiou “todo tipo de violência, principalmente neste período de campanha eleitoral”.

Candidatura de Márcio em Pontal estava deferida pela Justiça Eleitoral

Passados cerca de dez dias do episódio, que foi filmado por câmeras de segurança e viralizou nas redes sociais, Márcio decidiu renunciar à candidatura no município, apesar de ter o pedido de registro deferido pela Justiça Eleitoral e estar, portanto, apto a participar do pleito em outubro. A decisão foi formalizada e o juiz Andrei José de Campos, da 194ª Zona Eleitoral, homologou o pedido.

Na carta de renúncia, Márcio Gonçalves declarou estar “devidamente orientado e ciente das consequências jurídicas, inclusive a de que devo prestar contas à Justiça eleitoral dos meus atos de campanha até aqui”.

Democracia Cristã lançou novo candidato

Ainda em tempo de substituir o candidato a prefeito da chapa, que tem Maria Nazare (DC) como vice, a executiva municipal do Democracia Cristã se reuniu e a maioria da Executiva indicou o presidente do DC em Pontal do Paraná, Marcelino Kobata, como o novo candidato a prefeito na chapa. A ata com o pedido de substituição chegou à Justiça Eleitoral na tarde desta segunda-feira (16), último dia do prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os pedidos de substituição de candidatos.

Candidato de Pontal que "vassourou" comerciante renuncia e partido lança novo nome
Candidato a prefeito Marcelino Kobata (DC) (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Marcelino Kobata é natural de Maringá, no Norte do Paraná. Ele concorreu ao cargo de deputado estadual em 2022, pelo DC, mas não conseguiu se eleger.

 

Compartilhe nas redes