Câmara deve criar comissão para discutir licitação do transporte

Os vereadores de Curitiba devem votar na próxima semana a proposta de criação de uma comissão especial para discutir a nova licitação do transporte público e a tentativa de viabilizar a tarifa zero nos ônibus de Curitiba. A ideia é do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania).

O parlamentar sugere que o grupo seja constituído por oito parlamentares e tenha duração de 120 dias.

O assunto foi debatido na última reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal. Como justificativa para a criação da comissão especial, Herivelto Oliveira lembra que o atual contrato com as empresas de ônibus vence em 2025 e a elaboração de um novo contrato exige estudos de viabilidade econômica, gestão de tráfego e análise de novos modais. “Atualmente, operam em Curitiba três consórcios de empresas vencedoras da licitação pública, que transportam diariamente quase 1 milhão de passageiros, tem 1,2 mil ônibus e mobilizam anualmente recursos da ordem de R$ 1 bilhão”, diz.

A partir de 2024, a discussão sobre o processo licitatório do transporte público de Curitiba deve se intensificar. “Há uma porção de questionamentos, não só em relação a subsídios, mas ao custo do transporte”, disse o vereador do PT, Ângelo Vanhoni.

 

 

Compartilhe nas redes