O deputado federal Beto Richa (PSDB) voltou a receber a aposentadoria especial no valor de quase R$ 34 mil como ex-governador do Paraná. O pagamento aos ex-governadores foi interrompido em fevereiro de 2020 depois que a Assembleia Legislativa aprovou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), proposta pelo governador Ratinho Junior, que cortava a aposentadoria de ex-chefes do Executivo estadual.
O caso acabou sendo discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) e a 2ª Turma autorizou a retomada do pagamento do benefício. Desde então, Richa não havia decidido se exerceria o ou não o direito garantido pela Suprema Corte. A informação de que o tucano voltou a receber a aposentadoria foi divulgada primeiramente pela Folha de São Paulo.
Ao Blog Politicamente, Beto Richa confirmou que está recebendo o benefício, mas que está “doando integralmente (o valor da aposentadoria) a entidades assistenciais”. Por nota, assessoria do tucano informou que “os valores iniciais foram destinados aos encargos advocatícios e ele está buscando entidades assistenciais para, na sequência, fazer a doação mensal da pensão. A intenção é de que enquanto estiver ocupando cargo eletivo, seguirá a prática de doar os proventos de ex-governador”.
O pagamento da aposentadoria especial está sendo feito à cinco ex-governadores: Orlando Pessuti, João Elisio Ferraz de Campos, Paulo Pimentel e Mario Pereira — além de Beto Richa.