Por Karlos Kohlbach e Carol Nery
O deputado federal e ex-secretário estadual da Saúde Beto Preto (PSD) confirmou há pouco a pré-candidatura a prefeito de Apucarana, no norte do Paraná. O anúncio foi por meio de um vídeo que o próprio político está disparando pelo whatsapp para alguns dos seus contatos nesta terça-feira (16). Ele deixou a secretaria no início de junho e retomou o mandato na Câmara Federal. No entanto, como o Blog Politicamente já havia noticiado na ocasião, o motivo real da exoneração era tentar catapultar a pré-candidatura do primo Paulo Vital (PL) para a prefeitura da cidade — que é reduto eleitoral de Beto Preto.
No Centro Cívico, a notícia soou como uma trucada. Beto Preto na verdade tem como objetivo único eleger o primo Paulo Vital — que é o atual vice-prefeito. E muitos apostam que antes das convenções, ele reassume o mandato de federal ou a secretaria da saúde.
Caso o primo não tenha viabilidade eleitoral, ele vai tentar convencer o governador Ratinho Junior a interceder em Apucarana e tentar uma aliança a fórceps com Rodolfo Mota (União Brasil) — principal adversário do ex-secretário da Saúde e quem poderia de fato joga água no chope dele.
Uma boa fonte ligada à campanha de Rodolfo Mota garante que ele não aceita nem mesmo que Beto Preto indique o vice. Mas, adverte a fonte, uma conversa olho no olho com o governador do Estado tem sua relevância.
Assista ao vídeo de Beto Preto
Apesar da estratégia em família, até pouco tempo Beto Preto não descartava ele mesmo disputar a eleição, retornando ao posto cinco anos depois de deixar a prefeitura. Alguns conselheiros, porém, tentam demover o ex-secretário da Saúde desta ideia.
Analistas políticos acreditam, contudo, que se ele insistir na candidatura em Apucarana ele estará dando adeus às remotas chances de ser o sucessor de Ratinho Junior ao Palácio Iguaçu em 2026. O nome do ex-secretário de Saúde é um dos cotados na bolsa de aposta da eleição majoritária daqui a dois anos.
View Comments (0)