Aumento do orçamento do MP pode vir depois da eleição
Os deputados estaduais do Paraná correram para aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. Fizeram três sessões num único dia. Ufa!
A pressa era dos próprios parlamentares. Com a LDO aprovada eles podem tirar duas semaninhas de recesso e se dedicar de corpo e alma no projeto de reeleição.
Mas conta uma boa fonte, que a cereja do bolo (de dinheiro) ficará para depois da eleição. Está prevista a apresentação de uma emenda à LDO que prevê o incremento nos cofres do Ministério Público. A alíquota parece pequena: 0,1% diz a fonte. Mas representa cerca de R$ 40 milhões a mais.
Espera-se também outra emenda referente ao Tribunal de Justiça do Paraná, mas ainda sem detalhes.
E por que não apresentar e aprovar agora?
São duas as respostas. A primeira: em ano eleitoral e no cenário de pós-pandemia nenhum parlamentar quer assinar a emenda que engorda os cofres públicos. A segunda: após contagem minuciosa, percebeu-se que a tal emenda do MP poderia sofrer uma derrota no plenário.
Toda esta negociação acompanhada a par e passo pelo Procurador Geral de Justiça Gilberto Giacoia que foi informado em real time que a votação sobre seu orçamento ficará para o pós-eleição.