A última rodada da pesquisa Atlas Intel para este segundo turno das eleições municipais de Curitiba, divulgada no início da noite deste sábado (26), véspera da votação, mostra um crescimento do candidato Eduardo Pimentel (PSD) na disputa pela prefeitura de Curitiba em relação ao último levantamento do instituto, com 54,2% das intenções de votos.
Enquanto isso, a adversária, Cristina Graeml (PMB), aparece com 40,1% — uma queda de 3 pontos percentuais na comparação com a última pesquisa AtlasIntel, quando teve 43% das intenções de votos. Uma diferença de 14,1% entre eles.
A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, o que significa que os números de Eduardo podem variar entre 57,2% e 51,2% e de Cristina entre 43,1% e 37,1%. Se considerarmos o pior cenário para Eduardo e o melhor para Cristina, dentro do limite da magem de erro, ele teria 51,2% e ela 43,1% — o que dá ao candidato do PSD uma situação ainda bastante confortável.
A pesquisa também apurou que 0,9% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar e que 4,8% registrarão voto nulo ou branco.
Ao computar apenas os votos válidos, a Atlas Intel projeta vitória de Eduardo Pimentel no domingo (27) com 57,5% dos votos e Cristina Graeml com 42,5%.
Chama a atenção na mais recente pesquisa da Atlas, o crescimento da rejeição de Cristina Graeml. O levantamento mostra que Eduardo tem 34% de rejeição enquanto Cristina alcançou 53%. Desempenho que talvez possa ser explicado pelos ataques desferidos contra o candidato do PSD. Não que ela também não tenha sido vítima também, mas a rejeição da candidata do PMB subiu 9% enquanto a do adversário caiu 1%.
A imagem dos dois candidatos perante o eleitor curitibano também foi consultada entre os eleitores da capital. Do total, 50% responderam que têm uma imagem positiva de Eduardo e 17% não souberam responder. Cristina, por sua vez, está em situação inversa: 41% dos eleitores entrevistados disseram ter uma imagem positiva da jornalista, antes eram 46%.
Pesquisa Atlas avalia desempenho e imagem de vários líderes
O levantamento da Atlas Intel também consultou o eleitor de Curitiba sobre o desempenho de três líderes na esfera municipal, estadual e nacional. Do total, 66% dos entrevistados afirmaram que aprovam a administração do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) — outros 24% desaprovam e 10% não souberam o que responder.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), tem uma aprovação de 57% pelo eleitor curitibano, contra 32% de desaprovação — 11% não souberam responder. Além disso, o presidente Lula recebeu resposta de aprovação de 36% dos eleitores de Curitiba, enquanto 61% desaprovam o governo do petista — 4% não souberam responder.
Do total de eleitores, 50% consideram o governo de Ratinho ótimo ou bom, 36% acham regular e 14% ruim ou péssimo. Em relação a Greca, 43% responderam que o governo é ótimo ou bom, 37% regular e 21% ruim ou péssimo. Sobre a administração do país por Lula, 25% consideram que é ótimo ou bom, 18% regular e 57% ruim ou péssimo.
Em relação a outros líderes, 63% dos eleitores têm imagem positiva tanto de Ratinho como de Greca. O governador, no entanto, tem a imagem mais negativa na capital do que o prefeito: enquanto Greca somou 32%, Ratinho ficou com 28%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece a seguir, com 45% da imagem positiva e 49% da imagem negativa.
Na sequência, o presidente Lula, com 39% da imagem positiva e 59% da imagem negativa. E em quinto lugar está o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo), com 38% da imagem positiva e 46% da imagem negativa.
Metodologia: A pesquisa Atlas Intel tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-08211/2024. Foram entrevistados 1.221 eleitores em Curitiba, entre os dias 20 e 25 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.