Pelo menos três “famosos” assessores especiais do governador Ratinho Junior (PSD) foram exonerados de seus cargos. A saída deles foi publicada no Diário Oficial 11.207 do dia 30 de junho.
Os ex-deputados estaduais do PSD Gugu Bueno e Ademir Bier e o ex-secretário de Saúde Beto Preto deixam os cargos em comissão na governadoria para disputar a eleição. A legislação eleitoral determina que os servidores públicos que ocupam cargos em comissão ou que integrem órgãos da Administração Pública direta ou indireta, sejam eles estatutários ou não, precisam se afastar do cargo três meses antes do pleito, ou seja, no dia 2 de julho.
Gugu e Bier eram suplentes na Assembleia Legislativa e quando os titulares retornaram ambos acabaram abrigados na governadoria. Assim como Beto Preto que foi acolhido por Ratinho em abril quando teve que deixar o comando da Saúde do Paraná para se candidatar ao cargo de deputado federal. Mas para não “ficar a pé” de abril a julho, Beto Preto conseguiu o cargo de assessor especial do governador.