Horas antes de posar para a foto no Jardim Botânico, anunciando o já esperado apoio à pré-candidatura de Eduardo Pimentel (PSD) na eleição de Curitiba, Deltan Dallagnol (Novo) entregou à equipe de campanha do vice-prefeito uma “carta de compromissos” com 17 itens. Seria uma contrapartida à aliança.
O Blog Politicamente teve acesso ao documento. O Novo expõe na carta que o apoio resulta de uma visão compartilhada e de compromissos mútuos com a integridade, a eficiência administrativa e o desenvolvimento econômico e social de Curitiba. E que, “no contexto da formação de coligação”, Eduardo Pimentel “assume os compromissos delineados nesta carta, por serem coerentes com os princípios, valores, causas e políticas públicas que defende”.
São “exigências” em basicamente em todas as áreas: saúde, educação, segurança… Algumas delas são básicas. “Servir com excelência, valorizando os talentos e garantindo que Curitiba seja administrada de forma íntegra e técnica”. Ou firmar o compromisso com a vida, a família, a inocência e proteção da criança, o combate às drogas, o combate à corrupção, o combate à impunidade. E ainda que todas as Secretarias e Chefias de entidades vinculadas à Prefeitura devem ser ocupadas por secretários e chefes com formação ou experiência adequada.
Mas outras chamam a atenção. Talvez a que mais destoa seja a de “não nomear pessoas acusadas pela Lava Jato ou por outras operações de combate à corrupção, mesmo que tenham processos pendentes ou anulados. Demitir pessoas que sejam formalmente acusadas pelo Ministério Público de crimes de corrupção e desvios”.
Sobre a Educação, Deltan espera que Eduardo Pimentel, se eleito, expanda o ensino em período integral e, simultaneamente, considere apoiar iniciativas de homeschooling com supervisão e avaliação periódicas a fim de garantir seu adequado aproveitamento.
Com relação à saúde, um dos itens trata do compromisso de zerar a fila de atendimento para diagnóstico de autismo — de forma precoce e rápido e garantindo atendimento intensivo em terapias baseadas em evidências. Na pauta dos costumes, Deltan inseriu um item na carta de compromissos que prevê a “defesa da família através da promoção da vida e ainda uma educação sem doutrinação ideológica e o combate a sexualização precoce”.
E por fim, para que Eduardo se comprometa a divulgar anualmente um relatório sobre o cumprimento de cada um dos compromissos assumidos nesta carta.