A exoneração de Carlos Eduardo Pijak Junior do comando da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba pegou muita gente de surpresa. Pessoas do alto escalão do Palácio 29 de Março desconheciam os motivos que levaram o prefeito Rafael Greca a trocar um integrante do time — mudança esta feita por uma rede social.
Passadas algumas horas, digitais foram identificadas. Bem facilmente, é verdade. A de um assessor que anda a tiracolo com o alcaide foi a primeira encontrada. Mas ele teria sido “usado” para convencer o prefeito a promover a troca — que não agradou muita gente, mas serviu para mandar recados de quem manda no Executivo Municipal. Pelo menos até 31 de dezembro. Alguns bombeiros entraram em ação para aparar as arestas.
Uma boa fonte do Blog Politicamente conta, sem citar nomes, que a mudança no secretariado tem como pano de fundo “ciúmes de homem em ano eleitoral”. Na verdade, complementa, é o receio do resultado do processo eleitoral de 2024.
Alheio à ciumeira, Pinduca, como Mário Augusto Fontoura Júnior é conhecido pelos mais próximos, começou a tomar espaço. Na rede social, muitos aprovaram a mudança. Coincidência ou não, alguns deles dão expediente no 29 de Março ou longe dali, como na regional da Matriz.
É bom que fique claro que, até o momento, não tem qualquer sinal de digital do Pinduca na decisão de Rafael Greca. Por ora, já identificado apenas a do assessor e de uma pessoa muito ligada a ele, mas que apesar de não trabalhar na Prefs, sempre aparece por lá. Aliás, numa dessas aparições parece ter falado poucas e boas sobre Pijak ao prefeito. Justamente do agora ex-secretário que tanto o ajudou em pleitos passados.