O pai do governador Ratinho Junior, o apresentador Ratinho, gravou um vídeo não só declarando apoio à candidatura de Tiago Amaral em Londrina, mas pedindo uma chance e voto no candidato do PSD. Esta deve ser uma tendência na reta final da campanha eleitoral. “Ratinho pai” deve declarar apoio a candidatos aliados do filho, principalmente em cidades estratégicas para os planos do governador em 2026 — que são de plena ciência do apresentador.
No vídeo, Ratinho enaltece a cidade de Londrina, se aproxima do londrinense ao citar “povo pé vermelho”, mas faz críticas veladas à atual gestão do prefeito Marcelo Belinati (PSB) ao elencar uma série de melhorias necessárias para o município. “Agora Londrina precisa se modernizar. Londrina precisa trazer empresas para Londrina com mais frequência. Londrina precisa facilitar mais a vida de quem quer investir em Londrina, quem quer dar emprego em Londrina. Por esse motivo que eu estou pedindo seu voto para um candidato moderno, alguém que vai ajudar muito Londrina. Essa moçada nova que quer trabalhar tem que se ajudada nesta eleição”, diz.
Para em seguida, pedir voto abertamente para Tiago Amaral.
“O Tiago Amaral é o momento dele, é a hora dele para modernizar Londrina, para trazer empresários para Londrina, para trazer empregos bons para Londrina, para trazer grandes investimentos que Londrina precisa. Londrina não pode ficar para trás. Londrina tem que ir para frente. Por isso, Tiago, eu estou confiando em você e estou pedindo para você, londrinense, dê uma chance para o menino novo. Dê uma chance para o Tiago Amaral. Ele merece seu voto. O número dele é 55”.
A eleição de Londrina é estratégica para os planos do governador Ratinho Junior em 2026. Não só por ser o segundo maior colégio eleitoral do Paraná, mas para evitar que o PP de Ricardo Barros governe a cidade. O prefeito Belinati apostou na ex-secretária de Educação, Professora Maria Tereza, como sucessora. Além da família Ratinho, Tiago Amaral ainda conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que esteve na cidade para participar de um evento de campanha do candidato do PSD, e ainda do senador Sergio Moro (União Brasil).
Tiago lidera com folga em Londrina e pode levar no 1º turno
Dentro do Palácio Iguaçu tem gente acreditando numa possível vitória ainda no 1º turno, após a divulgação da pesquisa do Instituto Ágili, contratada pela RIC TV e divulgada nesta quinta-feira (19), que coloca Tiago Amaral na liderança folgada. No cenário estimulado, o candidato do PSD aparece com 39,3% contra 12,9% do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), 11% da Maria Tereza, 9,3% do emedebista Tercílio Turini, 7% do tucano Coronel Villa, o deputado federal Diego Garcia (Republicanos) apareceu com 4,8% e a petista Isabel Diniz com 2,5%.
Considerando só os votos válidos, que é como a Justiça Eleitoral totaliza os votos, Tiago Amaral tem 45,3%, seguido de Barbosa Neto (14,9%), Maria Tereza (12,7%), Tercílio (10,7%), Villa (8,1%), Garcia (5,5%) e Isabel (2,9%).
Já na espontânea, o candidato dos Ratinho tem o quádruplo da intenção de voto do segundo colocado. Tiago aparece com 22,4% contra 5,1% do pedetista, 4% do candidato do MDB e 3,9% de Maria Tereza.
Apesar de aparecer, tanto na estimulada quanto na espontânea, em segundo lugar, à frente até da candidato do prefeito Marcelo Belinati, Barbosa Neto tem a maior rejeição entre todos os candidatos à prefeitura de Londrina. O candidato do PDT tem 32,4% de rejeição, enquanto a petista Isabel Diniz tem 16,4%, Tiago tem 9,5%, Maria Tereza aparece com 6,9% seguida de Villa (4,6%), Tercílio (2,3%) e Diego Garcia (1,4%).
Metodologia: A pesquisa do instituto Ágili Pesquisas e Marketing entrevistou 800 pessoas entre os dias 12 e 15 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, um nível de confiança de 95% e foi registrada sob o número 05731/2024.