Após impugnação, Paraná Pesquisas registra nova pesquisa em Curitiba

O Instituto Paraná Pesquisas registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma nova sondagem com a intenção de votos para a prefeitura de Curitiba. A coleta dos dados junto ao eleitorado da capital começou na quarta-feira (3) e o resultado está previsto para sair na próxima terça-feira (9), pela TV Band do Paraná.

 

 

O novo registro da pesquisa foi feita porque a anterior foi impugnada por decisão da juíza Giani Maria Moreschi, da 175ª Zona Eleitoral, que atendeu ao pedido do PDT e suspendeu a divulgação da sondagem eleitoral — que estava prevista para esta quinta-feira (4). A magistrada entendeu que o instituto estava se valendo de dados antigos na amostragem do eleitorado o que poderia comprometer o resultado.

O partido ainda questionou a ausência do nome de Goura, pré-candidato do PDT, no rol de pré-candidatos a serem apresentados aos eleitores. A juíza, no entanto, entendeu que este fato não era suficiente para barrar a divulgação da pesquisa — decisão que aliás deve passar a ser uma constante na Justiça Eleitoral do Paraná.

Diante dos óbices apontados pela juíza da da 175ª Zona Eleitoral, o Paraná Pesquisa alterou alguns dados da amostragem. De acordo com o novo registro feito no TSE, a seleção de representantes por gênero, faixa etária e grau de instrução seguem as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizadas neste mês. A pesquisa embargada usava os dados do mês de maio.

Com essas alterações, a representação dos eleitores da faixa entre 16 e 24 anos diminuiu, passando de 11% para 10%. Outro grupo que sofreu mudança é o de pessoas com 60 anos ou mais, que passou de 23% para 24%. A margem de erro também diminuiu de 3,5% para 3,4%. Detalhes técnicos que devem ser avalizados pela Justiça Eleitoral.

Nova pesquisa deixa Goura, novamente, de fora

A nova pesquisa novamente exclui o nome de Goura na lista de opções ao eleitorado. Até porque, na decisão que suspendeu a divulgação a juíza não entendeu a ausência como um fator para barrar a pesquisa.

Procurada pelo Blog Politicamente, tanto a assessoria do PDT quanto a de Goura disseram não iriam contestar a nova sondagem eleitoral do Instituto Paraná Pesquisa.

Metodologia: A pesquisa está registrada noTSE sob o número PR-05498/2024 com nível de confiança estimado de 95% e uma margem de erro estimada em 3,4%

Compartilhe nas redes