X
    Categories: Paraná

Após acidente, deputados querem cancelas no cruzamento da linha férrea

O grave acidente entre um trem e um ônibus escolar da Apae na cidade de Jandaia do Sul, que terminou com a morte de duas meninas, provocou reação imediata na Assembleia Legislativa.

Deputados se mobilizaram e protocolaram um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de instalação de cancelas nos trechos urbanos em que cruza a linha férrea — chamados de travessias de nível.

A proposta é dos deputados Delegado Jacovós, Alexandre Curi, Maria Victória e Ademar Traiano — presidente da Assembleia Legislativa. O projeto prevê a instalação de sinalização vertical e horizontal: Faixa contínua, Retângulo de advertência, Indutor de redução de velocidade, Olho de gato, Aviso: Pare Trem, Sonorizador, Poste com placas e sinais luminosos, Cancela automática, Placas a-40 e limite de velocidade e Braço aéreo com placas e sinais luminosos.

A despesa para instalação desta sinalização, diz o projeto de lei, ocorrerá por conta das dx`otações orçamentárias destinadas a implementar obras e equipamentos de sinalização em vias públicas.

Informações — Já o deputado Ney Leprevost citou que só em 2019, foram registrados no Paraná 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos no Paraná. Em 2020, mesmo em plena pandemia, as ocorrências cresceram para 167.

O deputado protocolou expediente na Assembleia Legislativa requerendo a Secretaria das Cidades (SECID) que informe se existem planejamentos e tratativas com a ANTT para desvio ou retirada de linhas férreas dos centros urbanos.

“A resolução deste problema não pode mais ser adiada. O governador Ratinho Júnior acertou ao criar esta nova secretaria, a das Cidades. Cabe a pasta fazer o que suas similares na maioria do Brasil já realizam: Assumir a responsabilidade de prevenção e realização de obras que evitem acidentes causados por questões de infra estrutura ou até mesmo climáticos”, afirmou Ney.

 

Foto: Assessoria da Prefeitura de Jandaia do Sul

Redação Redação:

Este website utiliza cookies