Após 16 anos, Leonir Batisti vai deixar o Gaeco. Veja mais mudanças

O Procurador de Justiça Leonir Batisti está de saída do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), vinculado ao Ministério Público do Paraná. A mudança vem na esteira da troca do comando do MP — o promotor de Justiça, Francisco Zanicotti assume a Procuradoria-Geral de Justiça na próxima segunda-feira (8).

Na sexta-feira (5) ele deixa o cargo de coordenador estadual do Gaeco, após 16 anos de forma ininterrupta. Neste período, a atuação do Gaeco se expandiu por todo o estado com a criação de nove núcleos regionais — o que permitiu um trabalho coordenado. Quem também está de saída do Grupo Especial é o promotor de Justiça Denilson Soares de Almeida, que vai atuar no setor de recursos criminais. Ele estava há 15 anos atuando no Gaeco.

Leonir voltará a atuar como procurador de Justiça. Quem assumirá o Gaeco na próxima semana será o também procurador de Justiça Cláudio Esteves — que já comandou o Gaeco na cidade de Londrina.

As mudanças não vão se restringir ao Gaeco. Uma boa fonte do Blog Politicamente adiantou que o novo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, que toma posse na próxima segunda-feira (8), fará uma mudança importante nas atribuições da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (Subjur).

Ainda de acordo com a fonte, Zanicotti vai atrair para o gabinete a atuação nos feitos criminais, ou seja, investigações e proposituras de ações de autoridades com prerrogativa de foro. Para isso, terá o auxílio de um promotor de Justiça que irá atuar diretamente junto ao gabinete do Procurador-Geral. Todo este processo de transição está sendo feito nesta semana.

A mudança representa uma concentração de poder no gabinete do Procurador-Geral de Justiça já que caberá a ele investigar e propor ações criminais contra pessoas com prerrogativa de foro — como juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos e até governador.

 

Compartilhe nas redes