A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta quinta-feira (11), durante a reunião da diretoria, o edital do Lote 1 para concessão das rodovias do Paraná. O edital deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12).
O lançamento do edital acontece menos de 10 dias depois que o governador do Paraná Ratinho Junior assinou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a concessão das estradas paranaenses para a União.
Este primeiro lote de vias paranaenses compreende uma extensão total de 473 km, compreendendo as BR-277/373/376/476/PR e as PR-418/423/427. O leilão deve acontecer no dia 25 de agosto na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O contrato de exploração das rodovias do Paraná será de 30 anos.
Investimentos – Para o primeiro lote, diz a ANTT, a previsão de receita após 30 anos está avaliada em cerca de R$ 27 bilhões. Em relação aos investimentos (Capex) previstos para o trecho, o valor estimado é de R$ 7,9 bilhões, sendo que 47% desse valor será destinado à expansão e melhoria de capacidade das rodovias, seguindo às orientações do projeto.
Já os custos operacionais devem destinar cerca de R$ 5,2 bilhões (Opex) para o investimento em serviços gerais e administrativos, como por exemplo: serviço médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros, sistema de balanças e pesagem, entre outros.
Benefícios – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), os principais benefícios incluem 344 km de obras de duplicação, 81 km de faixas adicionais, 38 km de terceira faixa e 41 Km em vias marginais. Serão ainda 11 passarelas; 60 paradas de ônibus; 70 Obras de Arte e Especiais (como viadutos e trincheiras); entre outros.
Além disso, a rodovia contará com 9 Bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (BSO/SAU), que contarão com 10 ambulâncias — sendo três capazes de prestar atendimento e transportes de pacientes de alto risco de vida, além de outras sete ambulâncias.
Ainda pelo que está estipulado no edital, estarão a serviço dos usuários um completo sistema de serviço de atendimento mecânico, com 6 guinchos leves, 4 guinchos pesados, além de 2 caminhões pipa e 2 caminhões gaiola.
Praças de Pedágio — Ainda segundo a ANTT, nos trechos definido no lote 1, já existem 5 praças de cobrança: Imbituva, São Luiz do Purunã, Iratí, Porto Amazonas e Lapa, que deverão ser restauradas e modernizadas para só depois iniciar a operação.
O projeto apresenta desconto em todas as praças quando comparado à tarifa praticada no encerramento das concessões em 2021. Por exemplo, em Porto Amazonas, o valor praticado vigente é de R$14,96, para o carro de passeio. Com o desconto apresentado, deverá cair para R$10,60, cerca de 29% a menos no valor.
O leilão será exclusivamente por menor tarifa, com aportes crescentes e proporcionais acima de 18% .
Mais informações em breve.