Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
O Podemos do Paraná, comandado pelo senador e pré-candidato à reeleição Alvaro Dias, encomendou pesquisa do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) para a disputa ao Senado Federal, ao Governo do Paraná e também à presidência da República.
O eleitor paranaense será questionado em quem vai votar para governador (espontânea) e no cenário em que são apresentados os nomes dos concorrentes, neste caso, César Silvestri Filho (PSDB), Joni Correia (DC), Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT). O levantamento vai medir também a rejeição dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu.
Em seguida será questionado sobre a eleição ao Senado, apresentando os nomes em dois cenários. O primeiro com Alvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Guto Silva (PP), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL) e Sergio Moro (União Brasil). E o segundo tendo como opção Alvaro, Desiree e Moro. A rejeição dos pré-candidatos também será medida entre os eleitores paranaenses.
O questionário da pesquisa também traz perguntas sobre o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-presidente petista Lula e do governador do Paraná Ratinho Junior. Como é encomendada pelo Podemos do Paraná, o Ipespe vai fazer uma pergunta específica sobre a pré-candidatura de Alvaro ao Senado. Será questionado se o apoio de Bolsonaro a Alvaro Dias aumenta, diminui ou não altera a chance de votar no atual senador.
O Ipespe vai aferir também a avaliação da gestão de Ratinho Junior e do presidente Bolsonaro.
Mais uma — A Rede Record do Paraná também contratou uma pesquisa eleitoral sobre a eleição ao Governo do Paraná e ao Senado Federal. Os entrevistadores do instituto Real Time Big Data ouvirão 1500 eleitores entre hoje (19) e amanhã (20). O resultado está previsto para ser divulgado nesta quinta-feira (21).
Os candidatos ao governo que serão apresentados ao eleitor são: Ângela Machado (PSOL), Cesar Silvestri Filho (PSDB), Flávio Arns (Podemos), Ratinho Júnior (PSD), Roberto Requião (PT), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Zé Boni (Agir).
Já ao Senado, a pesquisa quer saber em quem o eleitor vai votar entre os pré-candidatos Aline Sleutjes (PROS), Alvaro Dias (Podemos), Desiree Salgado (PDT), Dr. Rosinha (PT), Elton Bars (PCdoB), Guto Silva (Progressistas), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Sérgio Moro (União Brasil) e Valdir Rossoni (PSDB).
Como a pesquisa foi registrada na última sexta-feira, o nome de Rossoni ainda aparece como possível pré-candidato. Mas ontem (18) ele anunciou que vai encerrar a carreira política.
Metodologia — A pesquisa da Ipespe foi registrada ontem (18) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem a divulgação prevista para domingo (24). Serão feitas 1.200 entrevistas no estado do Paraná e o nível estimado de 95,45 % de confiança com margem de erro estimada de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada com o número PR-00352/2022.
Já a pesquisa do Big Time tem nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos e está registrado com o número PR-06745/2022.