O governador Ratinho Júnior promoveu na manhã desta segunda-feira (27) no Palácio Iguaçu a primeira reunião com todo o time de secretários de Estado. Ou quase todo.
Santin Roveda, que deve assumir a secretaria da Justiça, foi a ausência. Assim como o representante da pasta da Infraestrutura e Logística. O engenheiro Fernando Furiatti é o atual comandante da secretaria, mas comenta-se que o deputado federal Sandro Alex (PSD) pode voltar ao cargo. Marcio Nunes, que vai comandar o Turismo, acompanhou a reunião — embora não tenha sido anunciado oficialmente na pasta. O encontro durou aproximadamente duas horas.
O Blog Politicamente ouviu alguns dos secretários de Estado. “Basicamente foi uma reunião de alinhamento, de boas-vindas, de início de gestão e apresentação dos secretários”, resumiu um deles.
Alguns pontos destacados pelo governador chamaram mais atenção dos presentes. A questão da comunicação do Estado foi uma delas. “O governador bateu nesta tecla, de uma comunicação unificada e eficiente”, comentou.
Outro assunto em que Ratinho foi bastante enfático foi na questão da “lisura no trato da coisa pública”. “O governador pediu para otimizarmos as compras e racionalizarmos os gastos públicos das secretarias, das empresas públicas”, afirmou um secretário. “Ele (Ratinho) pediu para que cada secretário, presidente de empresa, seja uma espécie de fiscal para evitar qualquer mancha no governo”, confidenciou um secretário.
Ratinho ainda abriu a palavra para os secretários que estão ingressando agora no Poder Executivo. Além deles, Renê Garcia, da pasta da Fazenda, deu um spoiler aos colegas secretários da situação financeira do Estado — que deve ser apresentada na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa.
Em resumo, Renê explanou que a situação financeira do Paraná é boa e equilibrada e, mesmo diante de um cenário ruim, pessimista, da economia, com redução de receitas, o estado teria capacidade de honrar seus compromissos por dois anos.
Norberto Ortigara, da Agricultura, comentou a missão que o governo do Paraná vai fazer para o Japão e Coréia, oportunidade que deve ser usada para intensificar o mercado de carnes com os países do Oriente. Ressaltou ainda que o governo esta atento aos desdobramentos dos casos de gripe aviária que têm preocupado o mundo.
João Carlos Ortega, chefe da Casa Civil, também usou a palavra para orientar os secretários com relação as reuniões com os deputados estaduais. Ortega salientou que a bancada do governo na Assembleia conta com 42 deputados e pediu para que os secretários recebam os prefeitos sempre na companhia dos deputados. “Quando for cumprir agenda no interior, avisar os parlamentares”.