A posse da cúpula diretiva do Tribunal de Contas do Estado do Paraná é sempre concorrida e atrai autoridades das mais diferentes linhagens. Até porque, a Corte de Contas fiscaliza a aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. E ninguém quer inimizade com conselheiros. Então, sempre vale marcar presença e felicitar o novo gestor.
A solenidade que empossou Fernando Guimarães como presidente, Ivens Linhares na vice, e Ivan Bonilha como corregedor, não foi diferente. Em sessão realizada nesta quarta-feira, ex-governadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, além do vice-governador Darci Piana e do chefe do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, do Ministério Público, Gilberto Giacoia, e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desembargador Wellington Coimbra de Moura, marcaram presença.
Beto Richa, foi um dos mais assediados. Prefeito de Curitiba e governador por duas vezes, o tucano tiros fotos e distribui cumprimentos. Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba e Secretário das Cidades, também foi bastante “disputado”. Assim como os deputados Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa, e Luiz Cláudio Romanelli — 1° secretário da Casa, e o vereador Marcelo Fachinello, eleito presidente da Câmara municipal de Curitiba.
Quem também ganhou destaque foi o secretário da Saúde, Beto Preto — durante discurso da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Valéria Borba. Ao enaltecer a gestão do agora ex-presidente do TC Fabio Camargo, que passou pelo pior momento da pandemia da Covid-19, Valéria Borba elogiou a atuação de Beto Preto — que foi aplaudido pelos presentes.
A sessão de posse é carregada de formalismos e coube ao conselheiro Durval Amaral falar em nome dos pares. Elogiou Fernando Guimarães e relembrou conquistas da primeira gestão — em especial na questão de inovações. O que deixa a presidência também recebeu elogios. Fabio Camargo teve seus atos destacados em discurso do auditor Tiago Alvarez Pedroso que enalteceu a gestão do agora ex-presidente, principalmente, no que diz respeito a estrutura para o desempenho do trabalho dos auditores da Casa.
O prefeito Rafael Greca até passou pelo TC antes do início da solenidade. Acompanhado do fiel escudeiro, o assessor Lucas Navarro, o alcaide felicitou Fernando Guimarães e saiu antes da sessão de posse. Por motivo de saúde, Greca tem evitado longas solenidades.
Comenta-se pelos arredores do Palácio 29 de Março, que o prefeito Rafael Greca vai intensificar os cuidados com a saúde para chegar com fôlego e disposição na disputa pelo Governo do Estado em 2026.