A temperatura subiu. Uma postagem do governador e pré-candidato à reeleição Ratinho Junior (PSD) na rede social fez com que o ex-governador Beto Richa (PSDB) elevasse o tom. O tucano classificou o post de Ratinho como Fakenews – pecha que nenhum político quer carregar, ainda mais em ano eleitoral.
Nada disso era para estar acontecendo. Há quem diga que existia uma espécie de acordo branco entre Ratinho e Beto Richa costurado por pessoas que transitavam e continuam transitando com desenvoltura pelo 3 andar do Palácio Iguaçu.
Em tese um não atravessaria o samba do outro. Richa faria quietinho, sem muita exposição, a campanha visitando os muitos prefeitos gratos pelos fartos recursos distribuídos durante o governo tucano atrás de votos capazes de leva-lo a Brasília.
Ratinho, por sua vez, também percorreria todas as regiões do Estado com todo o staff governamental propalando aos quatro cantos as conquistas da sua gestão e carregando a tira colo os seus candidatos a deputado estadual e federal.
O Blog Politicamente apurou que não há qualquer desavença pessoal entre eles. Pelo contrário. Se respeitam muito. Mas parece que algo atravessou o samba e desafinou a relação que até então ia bem, obrigado.
A postagem da discórdia diz respeito às obras de infraestrutura – uma das bandeiras do governo Ratinho. Escreveu o governador (ou sua equipe) na rede social: “No passado era assim. Há duas décadas o Paraná não vê nascerem obras de infraestrutura” – uma crítica que tem como alvo não só Richa, como o ex-governador Roberto Requião (PT) também pré-candidato ao governo.
No fim da tarde, na mesma rede social, veio a resposta do tucano. “Só quem não conhece o Paraná pode dizer que o Estado ficou 20 anos sem obras de infraestrutura. Essa notícia é FAKE NEWS. Só para dar um exemplo, a duplicação da rodovia que liga Curitiba-Pinhais-Piraquara foi realizada na nossa gestão e concluída em 2018. Há milhares de obras de infraestrutura que aconteceram no Paraná desde 2011” retrucou Richa mostrando fotos de algumas obras, como do Contorno de Campo Largo, na BR-277, PR-415 no trecho Curitiba-Pinhais-Piraquara, PR-445 em Londrina, PR-364 Irati-São Mateus do Sul, PR-090 Curitiba-Campo Magro, PR-092 Rodovia dos Minérios e obras de arte em Foz do Iguaçu e União da Vitória.
Rapidamente a claque de ambos começaram a comentar e interagir com a postagem, cada um elogiando “seu governador”. Nesta guerra só quem perde são aqueles que desenharam este acordo branco que agora evitam o Palácio Iguaçu e o QG tucano.