Receba todas as notícias em tempo real no nosso grupo do whatsapp.
Basta clicar no link abaixo
Nomes do PT já testados nas urnas e velhos conhecidos do eleitor, alguns com resistência antiga na capital do Estado, devem dar lugar aos novatos, com aparente maior aceitação no eleitorado curitibano. Esta deve ser a aposta do PT : sangue novo na eleição de Curitiba em 2024.
A discussão interna está se afunilando e, petistas ouvidos pelo Blog Politicamente, comentam que a disputa hoje se concentra em torno de dois nomes. Carol Dartora, mulher, preta, ex-vereadora de Curitiba que conseguiu o difícil upgrade na carreira política ao chegar na Câmara Federal é um dos nomes fortes que pode vir a representar o PT em 2024.
Arilson Chiorato, que comanda o partido no Estado, é outro bem cotado e pode pintar como o representante do PT no pleito de 2024. Como deputado estadual ele está afiado nos embates contra bolsonaristas e a enorme bancada governista na Assembleia Legislativa. “Já tem a casca grossa”, disse um petista ao Blog Politicamente.
O deputado federal Zeca Dirceu ainda busca se viabilizar como pré-candidato a prefeito de Curitiba, assim como Tadeu Veneri que estava cotado dentro do partido, mas ambos começam a perder espaço. O PT vem discutindo internamente a eleição em Curitiba sob os olhares atentos da presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann e também do presidente Lula.
O PT sabe da dificuldade de vencer em Curitiba, que é um reduto conservador, de direita com simpatia ao lavajatismo — tudo que antagoniza com o partido dos trabalhadores. De qualquer maneira, o PT pretende inovar e lançar gente nova.